ATM / DTM

A Articulação Temporomandibular (ATM) liga a mandíbula ao crânio e é responsável pelos movimentos da boca. Quando essa estrutura ou os músculos relacionados a ela são afetados, temos a Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM ou disfunção da ATM).

Os sinais e sintomas mais frequentes são:  dor de cabeça; dor na face, pescoço ou ombros; dor ou sensibilidade frequente nos dentes e/ou mandíbula; estalos ou dor próximos à região do ouvido; dificuldade para mastigar, falar, bocejar e engolir alimentos; vertigem; zumbidos e limitação dos movimentos da mandíbula.

VÍDEO: Dra Simone Carrara fala sobre a Disfunção da ATM (DTM)

Sabe-se que 33% das pessoas afetadas por dores crônicas têm como causa a disfunção da ATM (DTM). A maioria delas, porém, não possui essa informação. Mesmo em populações saudáveis, o desvio na abertura da boca, provocado por tal desordem temporomandibular, ocorre em aproximadamente 50% dos indivíduos. Nos Estados Unidos, por causa desta disfunção, são perdidos por ano 17,8 milhões de dias de trabalho para cada grupo de 100 milhões de trabalhadores.

Atualmente, métodos invasivos têm sido evitados nos tratamentos de disfunção da ATM. Na maioria dos casos, envolvem o uso de placas interoclusais, fisioterapia, psicoterapia, acupuntura, medicamentos e, em apenas alguns casos, terapia oclusal – ortodontia, ajuste oclusal, prótese – ou cirurgia. As pesquisas nesse campo, cada vez mais precisas, têm proporcionado terapias mais eficazes.

A resposta ao tratamento depende do estágio de evolução da patologia, da disciplina do paciente para seguir todas as recomendações, da capacidade individual de reparo tecidual e de outros fatores.

Quando o paciente não se trata, o problema tende a se agravar, com aumento da frequência e da intensidade da dor na cabeça, face, ouvido e cervical. Nessa hipótese, há comprometimento da função a ponto de o paciente não conseguir abrir ou fechar a boca, mastigar ou falar. Sem o tratamento, articulação pode sofrer processo degenerativo.

Muitas pessoas desenvolvem esse mal por adotarem ritmo de vida estressante. É uma patologia que impõe muito sofrimento. Exige, por isso, que os profissionais da área de saúde, em especial da Odontologia, estejam capacitados a identificá-la e a encaminhar seus pacientes a especialistas, a fim de que alcancem solução para o problema.

sofrimento-dtm

Clique aqui para conhecer e ler o Termo de Consenso em Disfunção Temporomandibular e dor Orofacial, criado com o propósito de substituir divergências por evidência científica dentro dessa especialidade da Odontologia, criado com a participação e sob a coordenação da Dra. Simone Carrara.


Veja outros vídeos sobre a Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM):


 

Ainda tem dúvidas? Acesse a seção Dúvidas Frequentes ou  Fale Conosco do site ou nos envie um email clinica@simonecarrara.com.br