Você Realmente Sabe o Que é Dor Crônica?

Você já trabalhou concentrado por horas no seu escritório e de repente alguém acendeu a luz e você se deu conta de que havia ficado escuro e por conta disso você estava perdendo o rendimento, mas até aquele momento não sabia o porquê? Agora se coloque em outra situação: experimente colocar um brinco de pressão na orelha e deixá-lo ali por alguns dias. Se você é mulher e já teve essa experiência sabe que depois que retiramos o brinco percebemos a orelha dolorida ainda que ela não estivesse doendo antes quando o brinco estava lá.

Nos dois casos, ainda que você não tenha percebido a diferença de iluminação ou a dor da pressão do brinco, você começou a se sentir inquieto, desconcentrado, irritado, estressado e impaciente.

A dor crônica funciona mais ou menos assim. Não percebemos que ela influencia tanto a nossa vida até que nos livremos dela. Mas ela o faz e pode ser muito prejudicial. No nosso dia-a-dia lidamos com marido, filhos, família, chefe, colegas de trabalho, amigos, compromissos… qualquer alteração no nosso comportamento afeta diretamente nossos relacionamentos.

Com a DTM é a mesma coisa. As dores causadas pela Disfunção da ATM afetam nossa vida por comprometer nosso bem estar e nossa qualidade de vida e a maioria das pessoas não percebem ou nem ao menos sabem do que estão sofrendo.

A Wikipédia define dor crônica como “dor relacionada a uma injúria recorrente ao organismo que já dura a pelo menos 3 meses.” Não espere 3 meses para procurar ajuda. Não coloque a sua qualidade de vida em risco. Dores freqüentes, aparentemente inofensivas, precisam sim de tratamento. Fique esperto.

 

Postado por Equipe Simone Carrara

Mais de 30 anos dedicados ao tratamento de disfunção da ATM - Articulação Temporomandibular - tornaram o Centro de Odontologia Integrada Simone Carrara referência nacional nessa especialidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual a sua dúvida?