Saúde é a Melhor Herança: Como Cuidar da Saúde Bucal do Seu Filho Desde a Primeira Infância.

Os cuidados odontológicos na primeira infância são extremamente importantes e devem iniciar antes do primeiro ano de idade através de ações educativo-preventivas.

Antes do nascimento dos dentes, a limpeza da cavidade bucal serve de estímulo à higiene bucal para quando os primeiros dentes aparecerem. Não há necessidade de limpeza constante com gaze ou dedeira, pois no leite materno encontram-se imunoglobinas importantes para o desenvolvimento do sistema de defesa dos bebês.

Os primeiros dentes aparecem na cavidade bucal por volta dos seis meses de idade e é normal o bebê sentir certo desconforto, às vezes com coceira, vermelhidão ou mesmo febre baixa, quando os dentes começam a nascer. A medida mais importante nesta etapa é a introdução da limpeza bucal, pois a partir deste momento os dentes são colonizados por bactérias que podem causar cáries, principalmente quando o bebê começa a consumir alimentos complementares ao aleitamento materno.

Ainda que, em alguns casos, as crianças chorem no momento da escovação, é importante que a higiene bucal se torne rotina, assim como o ato de tomar banho e lavar as mãos. A introdução deste hábito deve ser feita de forma tranquila e carinhosa, mas sem que se ceda à resistência da criança.

O profissional de odontopediatria está capacitado para auxiliar os responsáveis neste processo, de acordo com a idade e a colaboração de cada criança. A visita ao dentista inclui a ambientação dos pequenos ao consultório odontológico, instruções sobre a escovação e uso do fio dental para os responsáveis e para a criança e o exame da boca e dos dentes, oferecendo cuidado personalizado para a saúde bucal infantil, seguindo as técnicas mais modernas. Os bons hábitos de saúde bucal adquiridos na infância perduram durante toda a vida e é sempre bom lembrar que os dentes decíduos ou “de leite” são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da criança e servem como guias para a dentição permanente.

Saúde é algo vital para o seu filho. Seu desenvolvimento nos próximos anos e sua produtividade por toda a vida estarão intrinsicamente relacionados a qualidade da sua saúde. Por isso, escolher um bom profissional, seja na área odontológica ou clínica, para acompanhar seu crescimento e garantir sua qualidade de vida é o melhor patrimônio que você poderá construir e a coisa mais valiosa que você deixará para ele. Conte conosco para fazer parte desse time.

 

Postado por Equipe Simone Carrara

Mais de 30 anos dedicados ao tratamento de disfunção da ATM - Articulação Temporomandibular - tornaram o Centro de Odontologia Integrada Simone Carrara referência nacional nessa especialidade.

Qual a sua dúvida?