Blog

Artigos e Novidades

Saúde é a Melhor Herança: Como Cuidar da Saúde Bucal do Seu Filho Desde a Primeira Infância.

Os cuidados odontológicos na primeira infância são extremamente importantes e devem iniciar antes do primeiro ano de idade através de ações educativo-preventivas.

Antes do nascimento dos dentes, a limpeza da cavidade bucal serve de estímulo à higiene bucal para quando os primeiros dentes aparecerem. Não há necessidade de limpeza constante com gaze ou dedeira, pois no leite materno encontram-se imunoglobinas importantes para o desenvolvimento do sistema de defesa dos bebês.

Os primeiros dentes aparecem na cavidade bucal por volta dos seis meses de idade e é normal o bebê sentir certo desconforto, às vezes com coceira, vermelhidão ou mesmo febre baixa, quando os dentes começam a nascer. A medida mais importante nesta etapa é a introdução da limpeza bucal, pois a partir deste momento os dentes são colonizados por bactérias que podem causar cáries, principalmente quando o bebê começa a consumir alimentos complementares ao aleitamento materno.

Ainda que, em alguns casos, as crianças chorem no momento da escovação, é importante que a higiene bucal se torne rotina, assim como o ato de tomar banho e lavar as mãos. A introdução deste hábito deve ser feita de forma tranquila e carinhosa, mas sem que se ceda à resistência da criança.

O profissional de odontopediatria está capacitado para auxiliar os responsáveis neste processo, de acordo com a idade e a colaboração de cada criança. A visita ao dentista inclui a ambientação dos pequenos ao consultório odontológico, instruções sobre a escovação e uso do fio dental para os responsáveis e para a criança e o exame da boca e dos dentes, oferecendo cuidado personalizado para a saúde bucal infantil, seguindo as técnicas mais modernas. Os bons hábitos de saúde bucal adquiridos na infância perduram durante toda a vida e é sempre bom lembrar que os dentes decíduos ou “de leite” são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da criança e servem como guias para a dentição permanente.

Saúde é algo vital para o seu filho. Seu desenvolvimento nos próximos anos e sua produtividade por toda a vida estarão intrinsicamente relacionados a qualidade da sua saúde. Por isso, escolher um bom profissional, seja na área odontológica ou clínica, para acompanhar seu crescimento e garantir sua qualidade de vida é o melhor patrimônio que você poderá construir e a coisa mais valiosa que você deixará para ele. Conte conosco para fazer parte desse time.