Da Insônia à DTM – Como uma má higiene do sono pode aumentar a incidência da dor crônica e da DTM.

Da mesma forma que devemos cuidar da nossa higiene bucal, corporal e emocional, é essencial nos preocuparmos com a qualidade do nosso sono para o bom funcionamento do nosso organismo. De acordo com o site da Associação Brasileira do Sono, “a privação do sono, mesmo que de apenas 45 a 60 minutos por período de uma semana, pode causar diversas alterações psíquicas e neurocognitivas significativas que nem sempre são percebidas.”

A correria da vida moderna têm feito com que as pessoas durmam cada vez menos. Essa redução do tempo de sono acentua consideravelmente os nossos níveis de estresse. Um indivíduo sob efeito de estresse tende a apresentar um desequilíbrio do sistema mastigatório, resultando em fadiga, desconforto e dor da musculatura envolvida, incluindo aí a articulação temporomandibular (ATM).

Com a sobrecarga da ATM, o quadro tende a evoluir para a disfunção temporomandibular (DTM), o que causa mais dor, cansaço, desconforto e estresse. Continuamente, pacientes com dor crônica apresentam redução da eficiência reparadora do sono, além de dificuldade tanto para dormir quanto para despertar. E o paciente acaba ficando preso nesse círculo vicioso de dor e insônia.

Por isso, buscar uma alternativa para aliviar a tensão e o estresse do dia a dia é essencial para quem busca um sono mais reparador. Mais uma vez, a Associação Brasileira do Sono orienta que devemos adotar horários regulares de sono, ou seja, deitar e levantar habitualmente nos mesmos horários, mesmo nos finais de semana, além de cuidar do nosso ambiente de sono.  Quarto deve ser lugar para dormir, apenas, e não deve ser usado para lazer, para comer ou trabalhar. Diminuir os estímulos visuais e auditivos como internet, celular e televisão, pelo menos uma hora antes de dormir também melhoram muito a qualidade do sono e é interessante estar atento a esse tipo de hábito, especialmente entre adolescentes. A prática de exercícios regulares – pelo menos 6 horas antes do horário de dormir -, cuidados com a alimentação à noite também são partes importantes da higiene do sono e um banho morno duas horas antes de se deitar podem ajudar a relaxar.

Cuide-se.
E conte conosco.

Equipe Clínica Simone Carrara

Postado por Equipe Simone Carrara

Mais de 30 anos dedicados ao tratamento de disfunção da ATM - Articulação Temporomandibular - tornaram o Centro de Odontologia Integrada Simone Carrara referência nacional nessa especialidade.

Qual a sua dúvida?