Fique Ligado! Tomar Analgésicos Com Frequência Pode Ser Prejudicial Para a Sua Saúde.

Maria tem 32 anos. Para suportar as dores de cabeça que a atormentam dia sim, dia não desde a gravidez do primeiro filho, aos 24 anos, ela recorre logo aos analgésicos. Sempre que o remédio deixa de fazer efeito, troca de marca ou princípio ativo. Nas crises mais fortes, consome até três comprimidos por dia. Maria não é a única. Milhões de pessoas que sofrem de algum tipo de dor crônica acabam abusando dos medicamentos. Começa então a se instalar o que chamamos de efeito rebote.

O efeito rebote explica porque muitas pessoas quе costumam tomar com frequência determinada medicação раrа а dor dе cabeça, por exemplo, podem acabar tendo а piora dоѕ sintomas ао invés dе melhora dо quadro.

efeito-rebote-simone

Se você respondeu “sim” a qualquer uma das questões acima, fique atento! A Academia Americana de Médicos da Família oferece as seguintes sugestões para ajudar a prevenir o efeito rebote (fonte):

  • Caso você venha tomando medicação já por algum tempo, não interrompa a mesma por completo antes de consultar o médico sobre a forma correta de descontinuar o uso.
  • Evite a cafeína se a mesma parece piorar o problema.
  • Faça mudanças em seu estilo de vida fazendo refeições saudáveis e regulares, praticando exercícios físicos freqüentes, incorporando práticas para aliviar o estresse e indo para cama e acordando todos os dias no mesmo horário.

Além disso, é essencial descobrir e tratar a causa da dor; procure ajuda médica para isso.

Conte conosco.

Postado por Equipe Simone Carrara

Mais de 30 anos dedicados ao tratamento de disfunção da ATM - Articulação Temporomandibular - tornaram o Centro de Odontologia Integrada Simone Carrara referência nacional nessa especialidade.

Qual a sua dúvida?