O Que Acontece em Sua Boca, Não Fica Apenas na Sua Boca

O texto que segue foi retirado de um vídeo produzido pela Johnson & Johnson, em parceria com a empresa americana Anatomical Travelogue;

Há mais bactérias em sua boca nesse momento do que pessoas na Terra. Com o tempo, essas bactérias podem se juntar (…) e formar uma camada espessa chamada “placa bacteriana”. As células inflamatórias de sua boca são ativadas para matar as bactérias, mas as bactérias podem criar fortes defesas dentro da colônia para permanecerem vivas. Essas bactérias resistentes são de difícil controle até mesmo por antibióticos.

A área entre seus dentes e gengivas é densamente povoada de vasos sanguíneos. Atividades diárias (como a prórpia mastigação) podem romper esses pequeninos vasos. Então pedaços da placa bacteriana e bactérias podem se soltar e se misturar à corrente sanguinea dando às bactérias da superfície de sua boca completo acesso ao resto de seu corpo e eventualmente influenciando em outras complicações: como Doenças Cardíacas, na qual bactérias ajudam na formação de placas nos vasos sanguíneos, o que pode levar a ataques do coração; ou Pneumonia, na qual as bactérias podem levar à uma infecção séria em seus pulmões; ou Artrite Reumática, uma doença debilitante na qual ocorre inflamação das articulações; ou bebês de baixo peso e nascimento prematuiro, que pode ser causado por bactérias transmitidas da mãe para seu feto.

O que acontece em sua boca, não fica apenas na sua boca.
What happenes in your mouth don’t stay in yous mouth.

A edição original, de 3 minutos, pode ser visualizada no link: www.jnjbrasil.com.br

De acordo com o site, “as informações que fundamentam o vídeo foram apuradas por pesquisadores das principais universidades americanas e por estudos epidemiológicos de pesquisadores europeus e brasileiros, que elucidaram dados recentes sobre a relação entre saúde bucal e sistêmica.”

Postado por Equipe Simone Carrara

Mais de 30 anos dedicados ao tratamento de disfunção da ATM - Articulação Temporomandibular - tornaram o Centro de Odontologia Integrada Simone Carrara referência nacional nessa especialidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual a sua dúvida?