Simples Assim

Visitar o dentista regularmente não está no hábito da maioria dos brasileiros. Segundo o IBGE, apenas cerca 40% dos brasileiros visitaram o dentista em 2009. Contudo, talvez nem mesmo estes saibam que os benefícios de ir ao dentista vão muito além da saúde bucal. Na vida social, um sorriso bonito e saudável ajuda em muitas situações, desde conquistas amorosas ao simples convívio com amigos. No campo do trabalho, pesquisas dizem que pessoas de boa aparência tendem a se destacar profissionalmente, e o sorriso possui papel fundamental nesse processo.

Mas ao se falar da boca, não há como não se falar de saúde. Cuidados com a boca são importantíssimos, pois, se não tratada freqüentemente e corretamente, problemas dos mais variados podem surgir, desde doenças bucais locais a infecções mais sérias.

Para compreender melhor, é só observar o dia-a-dia. Trabalho, estudo, contas. São tantas as obrigações que a saúde costuma ser deixada de lado. Mas, no meio disso tudo, surgem outros problemas, que geralmente não são percebidos, como uma pequena descalcificação em um dos dentes. Mas daí vem os filhos, defeito no carro e, novamente, sem perceber, algo mais surge na boca, decorrente da descalcificação: cáries. Não dá para restaurar, adia-se um pouco. O indivíduo sente uma dorzinha, mas nem dá bola, pois também tem outras preocupações, como obrigações do trabalho, assistir o jornal, acompanhar a novela ou o futebol. Piorou, agora nem núcleo ou coroa, só implante e com enxerto. Para que tanto prejuízo biológico? Na visita periódica ao dentista é feito o diagnóstico precoce que evita danos, reduz o investimento e poupa o tempo.

Além da vida atribulada, outros motivos afastam os pacientes das clínicas odontológicas: medo da dor, falta de informação ou receio com o custo. Entretanto, se esquecem que quanto mais o tratamento é adiado, mais difícil, dolorosa, demorada e cara será a solução.

É incontestável que a melhor maneira de se evitar idas ao dentista é marcar periodicamente consulta de revisão com seu dentista de confiança.

Você já ouviu tudo isso, quem sabe não é a hora de prestar atenção? Cuide-se.

Postado por Equipe Simone Carrara

Mais de 30 anos dedicados ao tratamento de disfunção da ATM - Articulação Temporomandibular - tornaram o Centro de Odontologia Integrada Simone Carrara referência nacional nessa especialidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual a sua dúvida?