Ronco e Apneia

Sobre o Ronco e a Apneia

A Odontologia do Sono permite ao dentista atuar no tratamento dos distúrbios relacionados a problemas respiratórios durante o sono, como ronco e apnéia obstrutiva do sono (SAHOS).

A síndrome da apneia e hipopneia do sono (SAHOS) é um distúrbio respiratório crônico, progressivo, incapacitante, de alta morbidade e mortalidade, caracterizada pela obstrução parcial (hipopneia) ou total (apneia) das vias aéreas superiores. O seu aparecimento está associado a fatores genéticos e ambientais e pode agravar com o uso do álcool, drogas, sedentarismo, envelhecimento, respiração bucal, obesidade, hipertrofia de amígdalas e adenóide, decúbito dorsal, retrognatismo, macroglossia e outros. Estudos epidemiológicos têm sugerido que 2 a 4% da população sofrem desta síndrome e que sua prevalência vem aumentando devido a epidemia da obesidade. A população masculina apresenta maior prevalência com 9% entre os 30 e 60 anos de idade e as mulheres representam 4%.

Os indivíduos portadores da SAHOS apresentam comprometimento na qualidade e expectativa de vida. Dentre os sinais e sintomas está o ronco como principal marcador clínico; a sonolência excessiva diurna, sono não reparador; alterações das funções cognitivas no qual apresentam déficit de atenção, de memória e concentração; alterações das funções neuro- endócrinas e cardiovasculares; urina noturna; dor de cabeça matinal; alterações no humor e cansaço físico.

Protocolo e Tratamentos

O diagnóstico é baseado na história clínica, exame físico e radiográfico. Após avaliação clínica, é necessária a realização de um exame quantitativo específico, a polissonografia (PSG), que consiste no monitoramento de parâmetros fisiológicos durante o sono para que seja diagnosticada a gravidade;o tipo de apneia; as alterações musculares (bruxismo do sono); cardíacas; respiratórias e cerebrais.

As medidas terapêuticas a serem tomadas irão depender da gravidade do transtorno diagnosticado, podendo variar desde:

  1. Higiene do Sono – Medidas comportamentais
  2. CPAP (Continuous Positive Airway Pressure = Pressão Positiva e Contínua nas Vias Aéreas superiores) – Padrão Ouro
  3. Aparelhos Intraorais (AIOs)
  4. Cirurgias
  5. Terapias combinadas

Os aparelhos intraorais são indicados para tratamento da SAHOS leve e moderada, sendo considerados a primeira escolha para esses transtornos desde 1995 quando a American Sleep Disorders Association (agora, American Academy of Sleep Medicine) os reconheceu como alternativa eficaz à terapia com o CPAP. Os AIOs são de fácil adaptação, portáteis e de baixo custo. O objetivo principal é promover o aumento das vias aéreas superiores por meio do avanço mandibular. É importante esclarecer que em casos de SAHOS grave, esses aparelhos podem ser utilizados, desde que outras modalidades terapêuticas tenham sido contraindicadas ou recusadas. Nesses casos, devemos considerar que os dispositivos intrabucais representam parte do tratamento, que é multiprofissional e, portanto, necessitam de acompanhamento a longo prazo, além da cooperação do paciente no que se refere aos aspectos comportamentais citados anteriormente.

NOVA TECNOLOGIA: LASER ODONTOLÓGICO LITETOUCH

O laser Litetouch, modalidade Er: YAG, é uma das mais recentes tecnologias para o tratamento do ronco, sendo uma opção de baixo custo quando comparado a outras alternativas de tratamento. A ponta utilizada no procedimento possui um design que alcança áreas com pouco espaço de maneira rápida e eficiente. Aumenta o tônus do palato mole e desta forma diminui sua vibração na passagem do ar. Menos ronco!

Como funciona

A luz do laser pré-aquece o tecido de toda a região do palato mole, incluindo amígdalas, pilares amigdalianos e úvula e promove estímulo para formação e contração das fibras colágenas, fortalecendo os tecidos e diminuindo a intensidade do ronco ou mesmo cessando-o por completo.

Protocolo Ágil

O protocolo é constituído por 6 sessões com duração de 15 minutos cada. É um procedimento seguro, não requer anestesia, é confortável e permite que o paciente continue a sua rotina diária com toda a normalidade.

Resultado Duradouro

Estudos indicam que os resultados do uso do laser Er:YAG podem durar até um ano. Sendo importante revisões periódicas anuais após alta.

Dúvidas frequentes sobre apnéia e ronco

O aparelho permite que se faça o avanço mandibular de forma sutil e gradativa. A correta mudança da posição mandibular, em avanços sucessivos, promove melhor resultado e o máximo de conforto, podendo ainda solucionar incômodos articulares e musculares. Nos casos de ronco primário, o aparelho é avançado até o que o próprio paciente ou seu(sua) parceiro (a) informe que o ronco foi controlado. As consultas para monitoramento do AIO devem ser realizadas a cada quinze dias, pois esse é o tempo médio para adaptação do paciente ao aparelho. Os avanços, caso devam ser realizados, são quantificados em aproximadamente 1mm a cada consulta.

O ronco é apenas um sintoma da doença, logo nem todo mundo que ronca tem apneia do sono. O diagnóstico é sempre feito por meio da Polissonografia (PSG), que é o monitoramento do sono por equipamentos eletrônicos. O exame clínico é indicado para que seja avaliada a condição do trato respiratório do paciente e deve ser feito por um médico com especialização na área.

A SAHOS é considerada leve quando sonolência ou episódios de sono involuntários ocorrem durante atividades que requerem pouca atenção (assistir televisão, ler ou andar de carro como passageiro). Nesse grau de doença, os sintomas produzem discreta alteração da função social e ocupacional. Na polissonografia, o índice de apneia e hipopneia (IAH) é maior que 05 e menor ou igual a 15. No caso de SAHOS moderada, a sonolência ou os episódios do sono ocorrem durante atividades que requerem alguma atenção (cinema, teatro). Produzem moderada alteração na função social e ocupacional. O IAH é maior que 15 e menor ou igual a 30. Na SAHOS grave, a sonolência ou os episódios involuntários do sono ocorrem durante atividades que requerem maior concentração (falar, comer, andar, dirigir). Provocam alterações graves na função social e ocupacional. O IAH é maior que 30.
Lembre-se que o Aparelho Intraoral terá maior eficácia nos casos de SAHOS leve e moderada.

Ainda há uma grande necessidade de estudos que apontem essa correlação direta entres as duas patologias. Há artigos que afirmam que entre os pacientes diagnosticados com DTM de origem muscular, a Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é o segundo distúrbio do sono mais frequente, perde somente para a insônia. Sabe-se que dor de cabeça ao acordar e sono não reparador são queixas comuns em pacientes com DTM Muscular, e também em pacientes com SAHOS. O profissional mais indicado para o tratamento efetivo com Aparelhos Intraorais é o especialista em DTM e Dor Orofacial, pois consegue identificar e tratar os sinais e sintomas de DTM que podem ser simultâneos ao tratamento da SAHOS.

Nossos Especialistas

Dr. Rodrigo Fernandes

Especialista em DTM | CRO: 10044 DF

  • Graduação em Odontologia, UnB
  • Especialista em DTM e Dor Orofacial, IEO – Bauru
  • Especialista em Reabilitação Oral, Instituto ARIA – DF
  • Laser terapeuta, Instituto ARIA – DF
  • Sócio fundador da Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial (SBDOF)
  • Curso de Excelência em Resinas Compostas, Newton Fahl – Curitiba
  • Curso de Aperfeiçoamento em Toxina Botulínica e Preenchedores Orofaciais, ABO – GO
  • Professor convidado da Universidade de Brasília, Área de Prótese da Clínica Integrada 2 – 2017
  • Coordenador Programa PACTO, Centro Odontologia Integrada Simone Carrara

Entre em Contato

Dúvidas sobre ATM, odontologia estética ou outros tratamentos da clínica?

Via L2 Sul - SGAS 610 - Bloco 1 - Centro Médico Lúcio Costa, Sala 11 - Asa Sul, Brasília

(61) 99646-6160
(61) 3245-1016

Agende uma Consulta

    Outras Especialidades

    Odontologia Estética

    Restaurações, clareamento dental, facetas estéticas, coroas de porcelana e implantes são os recursos mais utilizados dessa especialidade.

    Periododontia

    Especialidade odontológica que engloba a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes.

    Ortodontia

    Aparelhos ortodônticos e procedimentos preventivos, interceptativos, corretivos e orto-cirúrgicos são realizados de acordo com cada necessidade e idade dos pacientes.

    Odontopediatria

    Responsável pelas principais orientações às gestantes, pela educação em saúde bucal, prevenção e tratamento odontológico em bebês e crianças.

    Implantodontia

    Especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a função da mastigação e estética perdidas devido à ausência de um ou mais dentes.

    Fisioterapia

    Estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e sistemas.
    Qual a sua dúvida?