Periodontia

Sobre a Periodontia

Periodontia é a especialidade que diagnostica, previne e trata os tecidos de suporte e circundantes dos dentes e seus substitutos (Implantes). Esses tecidos de suporte que a periodontia é responsável se chama periodonto e incluem a gengiva, o ligamento periodontal (células e fibras que amortecem o contato entre dente e osso), o cemento (parte interna do dente e revestimento da raiz, estrutura diferente do esmalte dentário) e o osso alveolar (osso responsável por ser o suporte do dente, caso o dente seja perdido esse osso é reabsorvido).

As doenças periodontais geralmente são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana. Quando apenas a gengiva é atingida pelo excesso de placa bacteriana na superfície dos dentes, chamamos a inflamação de Gengivite. Quando tratada a gengivite é reversível e quando não controlada, outras estruturas além da gengiva também são afetados, chamamos de Periodontite. Existem outras doenças periodontais associadas a hábitos, como o fumo, a disfunção hormonal, a deficiências nutricionais e metabólicas e a fatores genéticos.

De alguns anos para cá, a medicina se conscientizou da relação dos problemas orais com problemas do resto do corpo. Sabe-se que bactérias da boca podem alcançar a corrente sanguínea e causar danos em orgãos como o coração e pulmão. A cavidade bucal deve estar sempre com sua microbiota controlada e isso deve ser feito com hábitos diários de higiene bucal e visita regular ao periodontista para fazer procedimentos como a raspagem e profilaxia.

O tratamento periodontal

O tratamento periodontal é feito com materiais, produtos e técnicas específicas no consultório odontológico. É feita a raspagem e alisamento das estruturas dentais. Esta etapa envolve a remoção de placa bacteriana e cálculo subgengival e supragengival. Em seguida, um rigoroso polimento é feito em todos os dentes, garantindo uma superfície lisa e livre de aspereza, e diminuindo a agregação da placa.

Além disso o periodontista dá orientação para a higiene impecável que será realizada pelo paciente. É muito importante a orientação do profissional ao paciente em relação à técnica correta de escovação, que pode variar de acordo com o grau de comprometimento da gengiva, a posição dos dentes na arcada, a presença de próteses ou restaurações.

Essa prática garante saúde da gengiva e periodonto. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso.

Após a profilaxia, o inchaço, coloração alterada e sangramento da gengiva tendem a regredir de 7 a 10 dias no caso da gengivite. A periodontite é controlada de 30 a 45 dias, restabelecendo o aspecto rosa e mais firme dos tecidos. Com o controle da doença periodontal o paciente melhora sua convivência social, já que essa é uma das principais causas da halitose.

Dúvidas frequentes sobre periodontia

O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para alterações na posição dos dentes, mobilidade dentária, retrações gengivais, retenções de alimento, mudança na cor e textura da gengiva, inchaço etc. A única maneira de acompanhar a saúde gengival será durante a higienização por isso é muito importante fazer uma escovação atenciosa e usar o fio corretamente para checar se há sangramento e não ignorar esse sinal tão importante. Se o paciente tem dificuldades na escovação ou não sente a boca limpa, ele deve procurar o especialista para poder orientá-lo. E importante não interromper o uso do fio se houver sangramento como muitos pensam, desde que esteja passando o fio corretamente. O sangramento denota a presença de placa bacteriana nessa região e, dessa forma, é conveniente continuar com o uso do fio na tentativa de removê-la.

  • Halitose
  • Sangramento durante a escovação e uso do fio dental
  • Recuo da gengiva, dando a impressão de dentes mais compridos
  • Mobilidade do dente
  • Textura da gengiva lisa e brilhante
  • Alterações na mordida
  • Vermelhidão na gengiva
  • Pus entre a gengiva e o dente
  • Abscessos ao redor do dente

Não, sempre ficam sequelas, com exceção das gengivites que são reversíveis. A doença periodontal deixa como sequela a perda óssea que favorece a sensibilidade das raízes, e alterações estéticas pela movimentação do dente e retração gengival. Existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem minimizar esse defeito.

As visitas para manutenção devem assegurar a estabilidade da condição de saúde alcançada com o tratamento e, assim, evitar tanto a progressão da doença como a sua recidiva. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana nas visitas periódicas ao dentista. O tempo de retorno depende do estágio da doença periodontal de cada indivíduo, mas pode ser de 6 em 6 meses ou 1 vez ao ano em casos mais leves e em pacientes com controles excelentes. Nos casos mais avançados, em paciente com dificuldades de higienização devido a deficiências motoras ou uso de aparelho ortodôntico recomenda-se uma periodicidade de 3 meses.

O sorriso gengival é conhecido pela exposição excessiva da gengiva durante o sorriso e isso pode causar desconfortos estéticos.  Atualmente há diversas técnicas para solucionar essa situação, as quais são empregadas de acordo com a sua causa. No sorriso gengival, quando causado por excesso de tecido gengival que recobre o dente é indicada a cirurgia plástica periodontal.  É um procedimento simples, realizado sob anestesia local com pós-operatório tranquilo e prognóstico totalmente favorável. Como todo procedimento cirúrgico, requer planejamento prévio a execução, com olhar criterioso e estético, construindo a arquitetura do novo sorriso da forma mais natural possível.

A técnica consiste em posicionar a margem gengival, baseando-se em alguns detalhes: a linha que os lábios formam quando o paciente sorri, o contorno gengival já existente e a proporção entre o comprimento e a largura do dente. Para um sorriso harmonioso obedecemos a Proporção Áurea, muito conhecida e empregada na Odontologia.

Nossos Especialistas

Dra. Raquel Marques

Periodontia | CRO:11559 DF

  • Graduação em Odontologia, UnB
  • Especialização em Periodontia, UnB
  • Laser terapeuta, Instituto ARIA – DF
  • Professora convidada na área de Periodontia da Clínica Integrada, UnB 2018 – 2020
  • Curso Lasers de Alta e Baixa Potência na Odontologia, Prof. Ana Cecília Aranha (iKnow)

Entre em Contato

Dúvidas sobre ATM, odontologia estética ou outros tratamentos da clínica?

Via L2 Sul - SGAS 610 - Bloco 1 - Centro Médico Lúcio Costa, Sala 11 - Asa Sul, Brasília

(61) 99646-6160
(61) 3245-1016

Agende uma Consulta

    Outras Especialidades

    Odontologia Estética

    Restaurações, clareamento dental, facetas estéticas, coroas de porcelana e implantes são os recursos mais utilizados dessa especialidade.

    Implantodontia

    Especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a função da mastigação e estética perdidas devido à ausência de um ou mais dentes.

    Ortodontia

    Aparelhos ortodônticos e procedimentos preventivos, interceptativos, corretivos e orto-cirúrgicos são realizados de acordo com cada necessidade e idade dos pacientes.

    Odontopediatria

    Responsável pelas principais orientações às gestantes, pela educação em saúde bucal, prevenção e tratamento odontológico em bebês e crianças.

    Ronco e Apneia

    Distúrbios do sono podem ser tratados hoje por técnicas da Odontologia desenvolvidas por especialistas dessa área.

    Fisioterapia

    Estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e sistemas.
    Qual a sua dúvida?