Programa Pacto

O PACTO é um programa participativo de gestão de saúde direcionado aos pacientes com Disfunção na ATM – Articulação Temporomandibular -, idealizado pelo Centro de Odontologia Integrada Simone Carrara.

Sabemos que a DTM é uma doença crônica multifatorial, pois resulta de diversas causas. Por isso, várias especialidades da área de saúde devem estar à disposição para viabilizar o manejo adequado de tal patologia. Reunimos competências para enfrentar a DTM. Selecionamos, com rigor, profissionais da Odontologia, Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Educação Física, Nutrição e Fonoaudiologia, todos com o mesmo propósito: implantar terapias eficazes e conquistar a colaboração do paciente para que ele seja o principal responsável por sua melhora.

pacto1

Os pacientes acolhidos pelo Programa Pacto participam de um completo circuito de atividades que pode incluir: instalação de placa interoclusal; tarefas pedagógicas, tais como Palestra Pacto, Workshop com psicólogo, Vivência de Construção Corporal com fisioterapeuta, Palestra da nutrição; sessões de fisioterapia, sessões de eletroterapia e monitoramento da gestão de saúde.

Cabe lembrar que cada indivíduo apresenta uma demanda específica e, em casos mais graves, quando necessário, o paciente deverá sera orientado a complementar o tratamento com um profissional específico indicado para a sua condição. Nestes caso, o tratamento poderá apresentar custo adicional.

Nossa proposta é ambiciosa: queremos resgatar o conceito mais amplo da palavra saúde que envolve bem-estar físico, mental e social, não apenas a ausência de doença ou enfermidade, de maneira acessível e minimizando ao máximo a necessidade de tratamentos incisivos para o paciente.