Hábitos Parafuncionais na DTM: Aprenda a Evitá-los.

Como todos estão cansados de saber, um sem número de fatores podem desencadear disfunções na ATM. Dentre esses fatores, há alguns, de origem psicológica, que levam a hábitos parafuncionais. Ou seja, acabamos realizando atitudes, de certa forma prejudiciais, sem nos darmos conta. Basicamente, pare e pense: você percebe quando pisca os olhos? Você tem que “pensar” na ação de respirar para que possa respirar? Não. Assim funcionam os hábitos parafuncionais. Temos controle sobre eles, mas ao mesmo tempo, eles podem ter controle sobre si mesmos, existindo ainda que não estejamos conscientes deles.
No caso da DTM, hábitos parafuncionais que sobrecarregam a articulação temporomandibular ou os músculos da mandíbula podem agravar a patologia e gerar uma série de desconfortos em diferentes níveis. A intenção dessa postagem é fazer com que você, paciente ou não, fique atento e possa, se não eliminar tais comportamentos, diminuí-los ao máximo uma vez que tome consciência disso.
  • Bruxismo. Muitas pessoas tem ou conhecem alguém que tenha o hábito de apertar ou ranger os dentes durante a noite. Mas o mesmo hábito pode também acontecer durante o dia, enquanto ainda estamos acordados – e é quando podemos evitá-lo. Não só pelo desgaste dos dentes, o bruxismo faz com que os músculos da mandíbula fiquem contraídos, aumentando a ocorrência de dores provenientes da DTM. Se estiver ansioso ou nervoso, tente liberar a tensão de outra forma. Use as mãos para rasgar um papel ou apertar bolinhas de borracha, por exemplo.
  • Apoiar o telefone com o ombro, de encontro ao ouvido. Com os dias cada vez mais corridos, queremos fazer várias coisas ao mesmo tempo. Nesse contexto, falar ao telefone enquanto digitamos, arrumamos a mesa, cozinhamos ou dirigimos (perigo!) se torna comum. Comum e prejudicial. Ao apoiar o telefone com o ombro sua postura fica prejudicada e há contração dos músculos que se relacionam à ATM, gerando dor e desconforto. Além disso, para segurar o aparelho, fazemos pressão na mandíbula e na região logo abaixo do ouvido que, coincidentemente, é onde se encontra a nossa articulação temporomandibular. Violinistas devem prestar atenção à forma com que sustentam o instrumento, uma vez que também utilizam os ombros e o queixo.
  • Segurar com os dentes alfinetes de costura, clipes de papel, tampas de caneta, etc. Roer unhas ou as cutículas das pontas dos dedos. Esses comportamentos sobrecarregam de maneira desnecessária os músculos da mandíbula e levam a um posicionamento incorreto da mesma, prejudicamento, por consequência, a articulação temporomandibular.
  • Mastigar de um só lado e/ou mascar chicletes. A mastigação dos alimentos deve ser feita cuidadosamente. Devagar e de forma correta. Há pessoa que mastigam movimentando a boca lateralmente ou de boca aberta, isso só prejudica a articulação. Alimentos muito duros ou difíceis de mastigar devem ser alternados com garfadas (ou colheradas) de alimentos menos desafiadores. Mastigar a comida de um só lado da boca durante as refeições sobrecarrega a mandíbula e a ATM, bem como mascar chicletes visto que passamos muito tempo fazendo o mesmo movimento e pressionando a mandíbula. Mascar chicletes de um lado só, nem pensar.
  • Chupar ou morder o dedo / chupar chupeta. Adultos geralmente não apresentam mais esse tipo de comportamento. Entretanto, a DTM, apesar de menos frequentemente, ocorre em crianças. Por isso, é importante que os pais observem se esse tipo de atitude tem se repetido e, no caso da chupeta, que assim que a idade permitir, não adie a retirada desta do cotidiano da criança.
  • Apoiar a mão no queixo enquanto estuda, trabalha, vê filme, cochila. Uma pressão a mais para a nossa mandíbula. Tente sentar corretamente e usar um local apropriado para estudar e trabalhar – use mesa, cadeira e um ambiente adequadamente iluminado. Quando for ver filme, procure não deitar de bruços, uma vez que isso ação de colocar a mão no queixo mais tentadora. Procure dormir bem também, cochilar na mesa, na cadeira ou de forma incorreta é prejudicial tanto para a ATM quanto para o seu sono e para a sua coluna. Cuide-se.

Postado por Equipe Simone Carrara

Mais de 30 anos dedicados ao tratamento de disfunção da ATM - Articulação Temporomandibular - tornaram o Centro de Odontologia Integrada Simone Carrara referência nacional nessa especialidade.

  1. Bom dia ?gostaria de uma orientação de um neuro…tenho dor de cabeça quanse constante ,cada médico da area me da um tipo de remedio,já fiz raiu x facial ,eletrocefalograma e naõ da nada ,mas por que tenho tanta dor de cabeça e com derruadas dos lados da fonte ,mas na cabeça em geral ,por favor me oriente o que faço (moro em guaxupe mg)acho que vou p/r SP fazer exames fora quem sabe soluciono oproblema obrigado deste já neide

    Responder

    1. Neide, procure um especialista em DTM antes de mais nada. Pode ser que isso seja o suficiente e evita todo o transtorno de ter que ir para São Paulo. Leia o nosso post sobre a relação da DTM com a dor de cabeça https://www.simonecarrara.com.br/blog/2010/09/dtm-e-dor-de-cabeca/. Ele pode ajudá-la a entender melhor o que você tem passado.

      Responder

  2. Ola, Estou pesquisando sobre um problema que me pertuba principalmente no frio ou quando estou estressada. Ja fui em varios especialialistas mas ainda nao encontrei nenhum medico que saiba o que tenho. Moro fora do Brasil, esses medicos americanos sao muito fechados, eles nao importam em pesquisar mais sobre doencas etc. Meus sintomas sao: nao consigo mais abrir a boca totalmente, e quando forco a abrir doi muito as vezes estrala e sempre do lado direito,isso me da muita agunia, as vezes esse transtorno e mais chato quando estou com sono que abro a boca mais constantemente. Gostaria de saber se voces poderiam me ajudar a indicar alguma especialista em alguma area que ai procurarei um bom medico aqui pra esse meu caso, que seja medico ou dentista. Ja fui em dentista em ortopedista para a face e nao conseguiram resolver somente me receitam Corticoide. Agradeco desde ja.

    Responder

    1. Jackeline, nos Estados Unidos não existe formalmente a especialidade Disfunção Temporomandibular, que parece ser o seu caso, porém tem muita gente boa nesta área lá. Tente encontrar a profissional Pullinger A, Reny de Leeuw, Okeson JD. Se ela não se encontrar no seu estado, peça alguma indicação que ela poderá ajudá-la.

      Caso venha ao Brasil, teremos prazer em ajudá-la no que precisar. Enquanto isso, tente manter a boca na posição de repouso (com a língua encostada no céu da boca) e se policie para não contrair ou forçar muito a mandíbula, beba muita água e mantenha-se bem aquecida.
      Equipe Clínica.

      Responder

  3. ola,bom dia a todos
    gostaria de pedir uma ajuda aos senhores
    a muito tempo,coisa de uns 2 anos,aproximadamente
    eu venho sentindo uma dorsinha chata
    e que me encomoda um pouco
    ao lado direito do meu rosto,na direçao do meu ouvido direito
    eu,desde pequeno
    tenho os meus dentes na parte de baixo da minha boca
    meio que entrelassados,trincados
    tambem tenho um ciso incluso
    que nao nasceu ao lado direito
    da minha boca,na parte de cima
    eu reparo
    que nao consigo encostar meus dentes direito um com o outro
    encaixando a minha mordida corretamente
    sinto tambem
    como se algo ao lado do meu ouvido direito
    fique estalando quase que constantemente
    quando mecho meu rosto ao bossegar,ou ao fazer movimento brusco com o meu rosto,sinto isso bastante
    como se algo estivesse batendo e estalando
    eu cheguei a ir num profissional ortodontista/dentista
    a um tempo atraz,coisa de uns 3 meses
    ele fez um diagnostico dando conta que eu teria que fazer primeiro uns tres canais,um deles que eu cheguei a dar inico
    mas nao fiz,os outros dois eu terei que fazer
    segundo ele
    essa dorsinha chata que eu sinto a esse tempo todo
    pode vir a ser por conta disso
    ele disse que eu tenho DTM
    mas que nao chega ser tao severo assim,e que alguns tratamentos seriam indicados
    e que se nao surtisse efeito,a cirurgia seria indicada.
    tambem me recordo de ter ido a um outro profissional dentista
    e o mesmo me disse,que esse problema,o de DTM
    nao tem cura,mesmo passando por cirurgia
    dae fiquei com essa duvida
    o que eu devo fazer de imediato,para ao menos aliviar essa bendita dorsinha chata??
    agradeço a todos desse belo site e me perdoem por ter me alongado muito aqui
    contando esse meu problema
    mas é que eu preciso de uma soluçao,pois eu nao aguento mais sofrer com essa dorsinha chata
    muito agradecido e desculpas pelo grande texto!!!

    Responder

    1. Rodrigo,

      De fato, DTM não tem cura, tem controle. Entretanto, não se preocupe por enquanto, cirurgia é indicada em muito poucos casos de disfunção. O tratamento pode envolver, além dos procedimentos no consultório, fisioterapia e uma mudança de comportamento por parte do paciente como não apoiar a mão no queixo, melhorar postura, não roer unhas se for o caso, manter a língua na posição de repouso, entre outras coisas. Recentemente publicou-se o Termo de Consenso da DTM que pode ajudar muito as suas dúvidas: link.

      Equipe Clínica

      Responder

  4. Olá, Dra Simone!
    Procurei ajuda médica para tratar de um desconforto que tenho sofrido diariamente nos dois ouvidos: zumbido. Parece que dentro do meu canal auditivo tem uma panela de pressão apitando sem parar. Esse barulho me pertuba de dia e principalmente à noite. Além do zumbido, tenho sentido perda de audição da OE e, às vezes, muita tontura acompanhada de vômitos. O especialista em otorrinolaringologia me passou uma série de exames e solicitou que eu procurasse um especialista em ATM, pois há suspeita de disfunção na ATM. Já estou marcando todos os exames para realizar, mas fiquei muito curiosa com relação a Atm. Será que todo esse meu desconforto pode está relacionado a essa disfunção da ATM? Tem cura? Será que um dia vou me livrar desse barulho nos meus ouvidos que incomoda o dia inteiro e à noite? Como é o tratamento? É rápido? É muito caro?
    Aguardo uma resposta.
    Com carinho, Adriana

    Responder

    1. Adriana,
      Zumbido e vertigem podem ser causadas pela DTM, entretanto é importante fazer uma avaliação com um profissional para informações mais precisas. Se a DTM estiver contribuindo existe a possibilidade de se reduzir ou de se eliminar o zumbido. É importante ressaltar entretanto que a DTM não tem cura, tem tratamento – não invasivo e reversível. Uma mudança de comportamento por parte do paciente é importante para que a melhora se prolongue. Apesar disso, os resultados não demoram a aparecer e o custo depende da complexidade do caso. Se quiser conversar melhor sobre suas dúvidas, Adriana, envie-nos um email [email protected].

      Equipe Clínica.

      Responder

  5. Oiee!

    A mais de um ano tenho sentido dores de cabeça,zumbido, dor na face e no pescoço. Já fui a três dentistas, mais até agora nada..Durante esse tempo notei um aumento no volume do meu rosto, parece inchado, um dos dentistas falou que é hipertrofia do masseter, causada pelo meu hábito de morder os dentes. Isso me incomodo, tem dias em que um lado do meu rosto ta maior que o outro…Isso tem haver com o bruxismo?

    Desde já agradeço a atenção,
    Larissa

    Responder

    1. Larissa, estes sintomas que você apresenta estão relacionados sim a sua parafunção de apertar e ranger os dentes. O ideal é que você procure um especialista em DTM. O tratamento para bruxismo é simples e preservador e pode melhorar muito a sua qualidade de vida, além de evitar problemas futuros.

      Abaixo segue o link de identificador profissional para que você encontre um especialista mais próximo da sua localidade: http://sbdof.com/procure-um-especialista/

      Responder

  6. a um ano atras fui ao dentista e o meu maxilar deslocou ,a dentista não conseguiu colocar no lugar,tivemos que correr em hospitais para o socorro,foi muito dificil desde então não consigo mais ir ao dentista com medo de abrir a boca e acontecer novamente o que faço?

    Responder

    1. Cristina, é importante procurar o especialista apto para um correto diagnóstico e tratamento do seu caso. Deslocamento do maxilar, estalos e outros sintomas estão muito relacionados a DTM. Abaixo segue o link de identificador profissional credenciados por região pela SBDOF, a Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, caso você opte por avaliar a sua situação junto a um especialista: http://sbdof.com/procure-um-especialista/

      Esperamos ter ajudado um pouco.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Equipe Clínica

      Responder

  7. Olá Dra. Simone, meu nome é Sandro, tenho 40 anos.
    No fim de fevereiro, senti uma forte pressão (tamponamento) no ouvido esquerdo, como se nele houvesse água, produzindo um zumbido (típico de voo). Procurei um otorrino, que ao fazer os exames de audiometria e impedanciomentria e não encontrando nada (todos deram 100%), receitou uma bateria de anti-alérgicos, justificando que seria uma alergia, a razão do problema, pois segundo ele, meu ouvido estava saudável.
    Passados 50 dias, sem sucesso no tratamento, apenas com leve redução dos sintomas, sem a cura, busquei outro otorrino.
    Na ocasião da consulta, apresentava uma forte gripe e o médico associou o quadro viral ao problema do ouvido, embora tenha dito que os sintomas eram de problemas distintos. Assim, tomei 14 dias de antibióticos, mais 40 dias de anti-alérgicos(oral e nasal) e também fiquei sem obter a cura.
    Este segundo médico também pediu a repetição dos exames tradicionais: audiometria e impedanciomentria, tendo o fonoaudiólogo me recomendado buscar o auxilio de dentistas, vez que meu problema poderia ser de DTM, pois mais uma vez esses exames deram 100%, deixando o otorrino “sem saída”.
    Assim, seguindo orientação do fonoaudiólogo, busquei apoio junto ao meu dentista, que, em tom de brincadeira, me perguntou se havia lido algum livro de DTM, pois TODOS os meus sintomas se encontravam na literatura. Além dos mencionados, apresentava dor de cabeça (há um ano e meio), pressão na face, atrás dos olhos, nas têmporas, na arcada superior dos dentes, estalos ao engolir a seco (saliva) e vício em roer unhas, além de andar sempre com a cabeça voltada para frente do corpo.
    Assim, comecei no inicio de julho meu tratamento.
    Inicialmente, fiz um Rx planigráfico da ATM, apresentando côndilos mandibulares com desgaste nas faces anterior e superior de ambos os lados e eminências articulares com desgaste em sua porção mais inferior de ambos os lados, sendo mais evidente no lado direito.
    Com a boca fechada, o côndilo mandibular direito é posteriorizado na cavidade articular, sugerindo compressão dos tecidos retrodiscais, e o esquerdo anteriorizado na cavidade articular, sugerindo compressão ou posicionamento incorreto do disco articular.
    Com a boca aberta, os côndilos mandibulares em posição-antero posterior normal em relação às eminências articulares, porem a relação vertical entre essas estruturas sugere contato entre as mesmas nos movimentos de abertura e/fechamento de boca de ambos os lados, sendo mais evidente do lado direito.
    Assim, segundo o dentista, sem apresentar grandes problemas na articulação, portando uma DTM de ordem muscular, foi proposto o tratamento convencional, com placa de acrílico e fisioterapia.
    Hoje, apresento uma pequena pressão (já aceitável), que se alterna de ouvido para outro (antes era apenas no esquerdo, sendo este o pior ainda) e estalos irritantes ao engolir a seco (saliva), que não sei se são mesmo articulares.
    Gostaria de obter seus comentários e/ou sugestões sobre meu caso, principalmente no que se refere a tempo de tratamento. Dura tantos meses assim?.
    Grato.

    Responder

    1. Prezado Sandro.

      A história clínica é compatível com a Disfunção Temporomandibular realmente e os procedimentos citados são adequados.
      O protocolo recomendado inclui procedimentos reversíveis e não invasivos mesmo que os sinais e sintomas demorem um pouco para serem controlados. Continue seguindo as orientações. Se tiver interesse e possibilidade em se informar mais sobre esta patologia entre em contato com a clínica para saber as datas das palestras (sem custo) direcionadas a portadores de DTM. Você pode encontrá-las nas postagens do Blog chamadas com a tag PACTO. Estamos começando a realizá-las, mas já tem trazido resultados aos nossos pacientes.

      Obrigada pelos eu comentário.
      Simone Carrara

      Responder

  8. Olá Dr.Simone.
    Gostaria de uma ajuda sua.
    De 1 ano pra cá,meu maxilar está estalando, toda vez que abro e fecho a boca ele estala principalmente quando mastigo, no começo era as vezes, mais de um tempo pra cá está sendo constante.Não sinto dor, mais é algo angustiante.Para piorar, há duas semanas sinto meu ouvido esquerdo estranho, tenho a sensação dele esta tamponado, uma pressão estranha.Gostaria de saber o que seria isso? e se essa sensação no ouvido pode estar relacionada ao estalo do maxilar?Que especialista devo procurar?
    Desde já agradeço sua atenção
    Att
    Marcelo

    Responder

    1. Marcelo,

      Seus sintomas são compatíveis com a Disfunção Temporomandibular (DTM), tanto o estalar de mandíbula quanto essa sensação de pressão no ouvido, que pode ou não vir acompanhada de zumbido. É importante que você procure um dentista especialista em DTM/DOF, somente por meio de uma correta avaliação é possível determinar o seu diagnóstico e as melhores formas de tratamento.

      Equipe Clínica.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual a sua dúvida?