DTM e Dor de Cabeça

A dor é uma das principais causas de sofrimento, incapacidade e inabilidades e de imensuráveis repercussões psicossociais e econômicas. Dentre elas, a dor de cabeça é, talvez, a queixa mais comum na prática médica.

De acordo com o site da Sociedade Brasileira de Cefaléia, a prevalência da queixa de dor de cabeça ao longo da vida é de 93% nos homens e 99% nas mulheres e que, 76% do sexo feminino e 57% do masculino, tenham pelo menos um episódio de dor de cabeça por mês.

O que pouca gente sabe é que a dor de cabeça está relacionada a 90% dos casos de DTM, uma disfunção que envolve os músculos e as articulações da face. Tratamentos simples e eficazes podem aliviar em muito os pacientes, mesmo quando presentes sinais e sintomas severos de DTM.

O objetivo do tratamento da DTM é controlar a dor, recuperar a função do aparelho mastigatório, reeducar o paciente e amenizar cargas adversas que perpetuam o problema, aliviando as dores.

Ligue para a gente e agende uma avaliação, tire suas dúvidas. (61) 3245-1016.

Postado por Equipe Simone Carrara

Mais de 30 anos dedicados ao tratamento de disfunção da ATM - Articulação Temporomandibular - tornaram o Centro de Odontologia Integrada Simone Carrara referência nacional nessa especialidade.

  1. Dra. Simone,
    Parabéns pelo novo blog!
    Com posts curtos e objetivos, certamente muito conhecimento sobre esse problema tão comum – e ainda mal-explorado – será disseminado entre os internautas.
    A sra. certamente está na vanguarda por apostar em projetos de comunicação – uma ferramenta imprescindível de educação e, nesse caso, prevenção e tratamento.
    Boa sorte!

    Responder

    1. Caro Diego
      Obrigada pelo estímulo.
      Sei que informação é quase tudo, por isso tento dar minha contribuição.
      Grande abraço.
      Simone

      Responder

  2. estou com muita dor de cabeca a 8dias tomei o cefalium e me dei mal ,a dor nao paro so amenisou e ainda mais me deu reaçao,fiquei com depresao ansiosa parecia q eu ia ficar louca nao conseguia ficar parada uma coisa horrivel q me deu esse remedio,oque eu faco agora a dor nao para por nada?

    Responder

    1. Oi Mariangela,
      Obrigada pelo seu comentário.

      Encaminhamos um email para você com maiores informações, esperamos que possam ajudá-la. É perigoso tomar remédio sem orientação médica, tome cuidado com esse hábito, queremos vê-la sempre saudável, ok? 🙂

      Att.
      Equipe Clínica

      Responder

  3. tenho dores de cabeça que eu considero estranhas pois primeiro me dói de um lado, eu tomo geralmente um remédio chamado nimesulida e consigo dormir um pouco, quando acordo a dor stá do outro lado da cabeça. As vezes é rápido mais outras, demora até dois dias.Se possível me dÊem uma orientação. Obrigada

    Responder

    1. Prezada Maria,

      A dor de cabeça pode variar a região, o prazo, a intensidade. Isto ocorre com muita frequência. Uma avaliação com um especialista em DTM e Dor Orofacial poderia identificar se principal causa da sua dor de cabeça é a Disfunção na ATM, com tratamento adequado vc pode diminuir ou eliminar estas cefaléias frequentes.

      O ideal é que vc não precise tomar medicação rotineiramente, todos os medicamentos têm efeitos colaterais, portanto todo o empenho deve ser feito no sentido de se previnir as crises de dor. Podemos ajudá-la a encontrar um profissional qualificado na cidade onde vive, caso seja do seu interesse.

      Att
      Dra Simone Carrara

      Responder

  4. muito bom seu blog!gostaria de tirar uma dúvida sobre minhas fortes dores de cabeça,a mais de 2 anso que venho sofrendo com as dores ,mais agora estão ficando constantes e unsuportável,,mais o pior que agora começou a mecher com minha visão e minha audição,será por causa da dor que é grande,pois a saúde piblica onde moro é bastante précaria e não tem especialistas,pois quando procuro os médicos cada um me dá um diágnostico diferente e sempre o mesmo remédio,dipirona apenas isso nenhum tipo de exame mais detalhados,por favor poderia me dar uma luz sobre o assunto e quem realmete procurar,obrigad por sua atenção.

    Responder

    1. Equipe Clínica 4 de maio de 2011 em 12:52

      Oi Ana,

      Entendemos o seu problema. Os sintomas que você descreveu têm grande probabilidade de diagnosticarem DTM. Entretanto, você está com um problema ainda mais sério que é a ausência de profissionais para tratá-la. Por favor, nos informe a sua cidade para que possamos procurar e indicar um profissional especialista em disfunção temporomandibular sério e em quem você poderá confiar para tratá-la ao menor custo possível. Esperamos conseguir ajudá-la.

      Enquanto isso, damos algumas dicas em outra postagem do que o paciente pode fazer para que o seu quadro não piore ainda mais,
      – 5 ou mais atitudes que fazem a diferença na DTM: https://www.simonecarrara.com.br/blog/2011/02/5-ou-mais-atitudes-que-fazem-a-diferenca-na-dtm/

      Você também pode acompanhar posts sobre a patologia por meio do link
      https://www.simonecarrara.com.br/blog/category/dtm/

      Responder

  5. quero agradecer pela explicação a mim dada e gostaria sim de um especialista no assunto ,sou de paracambi rj.

    Responder

    1. Equipe Clínica 9 de maio de 2011 em 11:16

      Oi Ana,

      Há um profissional em Niterói (a mais ou menos 1h e 30min de Paracambi) que poderia lhe ser útil.

      O nome dele é Dr José Luiz Peixoto. A clínica fica na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 334 / Sala 704. Tel.: (21) 2620-0880. Entre em contato, converse e negocie o seu caso. Esperamos que seu problema seja resolvido o mais rápido possível!

      Abç.
      Equipe Clínica.

      Responder

  6. Cristina Maria Frésca 7 de maio de 2011 em 12:20

    Bom dia Dr. estou desesperada sempre tive enchaqueca e muita dor de cabeça, e minhas enchaquecas sempre melhoraram com ormigrem, mas esse santo remedio saiu de linha, agora faz pelo menos oito meses que estou com dores insuportaveis de dor, ja passei por vários nurologistas, ja tomei tudo quanto e tipo de remedio, mas não tenho resultado, ja fiz varios exames, e constataram que seja cefaleia em salva, mas não sei, teve uma médica que me disse que tenho que fazer uma cirurgia, mas não aguento mais sentir dor, estou sofrendo demais….e não sei mais o que fazer, moro em Dracena estado de São Paulo, aguardo anciosa uma resposta…

    Responder

    1. Equipe Clínica 11 de maio de 2011 em 14:13

      Olá Cristina,

      É complicado avaliar o seu caso sem maiores detalhes da sua rotina ou de outros sintomas que você possa estar sentindo além da dor de cabeça que é o que mais incomoda no caso. O Ormigrein é um analgésico poderoso, mas o fato dele aplacar a dor não determina a causa da dor, ou seja, você acaba não tendo certeza que a sua dor de cabeça é proveniente de uma enxaqueca apenas. É importante determinar a causa do problema. O fato de vc já haver procurado acompanhamento médico é muito bom. Se está em dúvida quanto ao diagnóstico, indicamos a Dra. Juliana Stuginski que atende em Franca e tem bastante conhecimento na área de DTM além de ter muito contato com cefaliatras de São Paulo. Esperamos que ela possa ajudá-la.

      Dra. Juliana Stuginski Barbosa
      R. Gen. Carneiro, 2128 – Centro
      Franca – São Paulo, 14400-500
      (0xx)16 3720-2090

      Responder

  7. bom dia dr. estou muito preocuparada sinto todos os dias dor de cabeça muito fonte, mais é so num lugar so sofro muito com essas dores .moro no estado do ceara ,aguardo anciosa uma resposta

    Responder

    1. Oi Livia,

      Sabemos que dores de cabeça assim atrapalham todo o nosso dia e desestabilizam nossa saúde! É importante que você procure um especialista em DTM, visto que as dores de cabeça são frequentes. Há algum outro sintoma como dores musculares, nos olhos ou ouvidos? Você já foi em algum profissional como cefaliatra ou um clínico geral? Toma algum medicamente? Todos esses fatores são importantes, fique atenta a eles para que possa informá-los ao profissional de DTM.

      No mais, desculpe a demora para entrar em contato, solicitei uma indicação para você no Ceará, mas passamos por algumas mudanças de comunicação na Clínica e não consegui contato. Tente encontrar alguma coisa, se não, envie-nos um email, está bem?

      Att.

      Responder

  8. maria elvina teixeira silva 21 de agosto de 2011 em 11:58

    oi queriada DRA tenho enxaqueca horivel minha cabeça doi todos os dia .E tenho mais de 20 ano .Nao suportt mais .tomo preventivo mas sinto a mema coisa . nem sei explicar . Ja fiz acunputura nao deu jeito .SERA que vou sofrer a vida inteira ? ahhh dar quero uma soluçao nao aguentomais .peço socorro …….

    Responder

    1. Maria, você não é a primeira a se sentir assim, várias pessoas chegam ao nosso consultório desesperadas com a dor, sem saber mais o que fazer e pensando se lhes resta viver assim para sempre. Não. Vocês não vão sofrer a vida inteira porque há aqueles que podem ajudá-las. Procure um especialista em DTM na sua cidade, fale com outras pessoas que tem o mesmo problema. Pergunte sobre casos de outros pacientes. Explique sobre a disfunção àqueles que convivem com você porque o apoio deles é imprescindível. Estamos aqui para ajudá-la.

      Cuide-se.

      Responder

  9. ola peço ajuda por que nao aguento mais todos os dias tenho fortes dores na cabeça ja foi ao neuro e ele passou o AMATO ja faz dois meses q tomo mas continuo do mesmo jeito.me ajuda por favor.

    Responder

    1. Carla, se você já foi a um neuro e não encontrou a solução para as suas dores de cabeça, vá a um profissional de DTM. Valerá muito a pena e o tratamento na grande maioria das vezes não faz uso de medicamentos, o que é bom para você. Não adie isso e se cuide, ok? Se precisar de ajuda para encontrar um profissional na sua cidade, estamos a disposição para ajudá-la.

      Equipe Clínica.

      Responder

  10. Olá, por favor me ajudem a entender se o meu caso é algum problema de ATM ou não. Há alguns anos sentia estalos, dor e crepitação perto do ouvido, porém tais sintomas desapareceram espontaneamente. Dia 20/09 tive que obturar um dente e após o efeito da anestesia ter passado percebi que a restauração tinha ficado alta. Achei que pudesse ser impressão minha e deixei de lado, mas tenho sentido fortes dores de cabeça e dores na face perto dos olhos. Além disso, sinto uma fadiga enorme na mandíbula. Será que isso é resultado da restauração alta? Ou pode ser algum problema da ATM?
    Desde já obrigada pela atenção.

    Responder

    1. Juliana, em primeiro lugar, é muito importante retornar ao dentista para que a restauração seja ajustada, porque o contato prematuro pode desencadear algumas patologias oclusais.

      É possível que seu problema seja relacionado a DTM, pois alguns pacientes podem ter crises de DTM após procedimentos odontológicos, mesmo quando bem sucedidos. Mas é importante que consulte um especialista em DTM para esclarecimento e tratamento, se a patologia for detectada.

      Equipe Clínica

      Responder

  11. Tem dias em que amanheço e anoitece com dores de cabeça.Estou na menopausa, mas essas dores persistem em me acompanhar.Que devo fazer?

    Responder

  12. oi! tenho lupus sofro com tanta dor de cabeça,sera que é desta doença,ja tenho ha uns 5 anos depois que tive trombose.ha tambem ja fiz todos os tipos de exames para descobrir essa dor de cabeça e ate agora não obtive nenhuma solução e as dores são frequentes ,tomo muito remedio para dor ja tomei todos e nada das dores pararem,por favor quem se enteressar me ajude .

    Responder

    1. Rosania, o uso abusivo de medicamentos pode ser prejudicial a sua saúde. Continue o acompanhamento do Lupus com o seu médico especialista e procure o dentista especialista em DTM para consulta a respeito de suas dores de cabeça. No site da SBDOF, Sociedade Brasileira de Disfunções Temporomandibulares e Dor orofacial, eles disponibilizam uma lista de profissionais credenciados para que você encontre um especialista mais próximo da sua localidade: http://sbdof.com/procure-um-especialista/

      Responder

  13. Olá, Nara. Esses sintomas podem ser de muitas doenças, inclusive a DTM. O mais correto é procurar um especialista da área para saber o que exatamente está acontecendo.

    Equipe Clínica

    Responder

  14. bom dia..dra.minha mae tem uma dor de cabeça a mais de 5 anos
    ja fez todos os tratamentos e nao melhorol ela senti uma dor no alto da cabeça ti qdo aperta o que sera q pode ser pq os medicos aqui nao sabem o que acontce

    Responder

    1. Ronivon, esta dor de cabeça crônica pode estar relacionada à DTM. A DTM é uma especialidade ainda muito desconhecida, mas é preciso consultar um especialista na área para diagnóstico e tratamento.

      Abaixo segue o link com uma lista de profissionais credenciados pela SBDOF, Sociedade Brasileira de Disfunções Temporomandibulares e Dor orofacial, para que você encontre um especialista mais próximo da sua localidade: http://sbdof.com/procure-um-especialista/

      Responder

  15. vera silvia rodrigues 5 de abril de 2012 em 10:59

    tenho muita dor de cabeça formiga esquenta parece que e no osso

    Responder

    1. Vera, a dor de cabeça pode estar relacionada com DTM. O ideal seria que você procurasse ajuda de um especialisrta em DTM e Dor Orofacialpara que um exame clínico pudesse ser realizado e um diagnóstico preciso estabelecido. Abaixo segue o link de identificador profissional para que você encontre um especialista mais próximo da sua localidade: http://sbdof.com/procure-um-especialista/

      Responder

  16. Olá, eu gostaria que me ajudassem.
    Eu tenho enxaqueca, e o medico me passou um medicamento chamado
    CEFALIUM, e tomei este medicamento, para melhorar a dor, só que no meio
    da noite me deu uma certa reação, fiquei agitada demais nao conseguia dormir
    minhas mãos ficaram formigando e um pouco geladas, e tb fiquei com muita
    palpitação no coração, ai depois de umas horas melhorou um pouco, e acabei
    indo ao médico e ela disse q nesse medicamento havia plasil que é igual a metoclopramida e eu tenho alergia a plasil, e tinha avisado ao medico anterior o desse medicamento q eu tinha alergia porem a doutora q passei atualmente me orientou q havia plasil, e a doutora disse q a minha pulsasão estava normal, e q o efeito do remedio ja estava passando, só q já faz um tempinho e sinto um pouco de palpitação ainda ao deitar, e ela não me deu nenhum medicamento, portanto gostaria de saber o q vcs me aconselhariam nesta situação?Estou no aguardooooo Grata!

    Responder

    1. Nessinha, se no seu caso a enxaqueca já foi diagnosticada pelo seu médico, o uso do medicamento e o acompanhamento deverá ser realizado por esse mesmo profissional. Esta sintomatologia deve ser relatada a ele para que assim ele possa (re)adequar o seu tratamento.

      Responder

  17. Bom dia!
    Ola,estou a mais de duas semanas que tenho está dor de cabeça,já não aguento mais a cada especialista diz,que é enchaqueca,dores forte que não alivia, vou pra upa eles dam medicação alivia quando volta a dor mais forte capaz de enloquecer. O que devo fazer! Não aguento mais essa dor estou ficando depressiva porque não acho solução para meu problema……………….

    Obrigado pela atenção!
    Atenciosamente: Sandra Helena.

    Responder

    1. Sandra, a Disfunção Temporomandibular é uma especialidade ainda desconhecida quando comparada ao número de pessoas que necessitam tratamento. Entretanto, em cada caso, é preciso uma avaliação mais específica para colhermos um histórico mais completo e preciso sobre as dores. Dores de cabeça podem ser classificadas de diversas formas e cada uma delas receberá um tratamento específico, algumas vezes multidisciplinar.

      A Disfunção Temporomandibular pode ser uma das causas possíveis para sua dor de cabeça, no entanto é preciso eliminar outras hipóteses até encontrar um diagnóstico correto para proceder com o tratamento adequado. Fazer uso de medicamentos não adequados para o seu caso poderá comprometer a sua saúde e não aliviar os seus sintomas. Não é preciso conviver com a dor e as suas consequências, procure por ajuda de um especialista. Abaixo segue uma lista de profissionais credenciados pela SBDOF, Sociedade Brasileira de Disfunções Temporomandibulares e Dor Orofacial, para que você encontre um especialista mais próximo da sua localidade: http://sbdof.com/procure-um-especialista/

      Responder

  18. Olá Drª Simone! Estou que não aguento mas de sentir tanta dor de cabeça. Nesse feriado que passou passei 3 dias com fortes dores de cabeça. Me ajude pois, não aguento mas, è uma dor que nem sei explicar.
    De já agradeço!

    Responder

    1. Vania, dores de cabeça podem sim ser em decorrência de DTM, mas é preciso uma avaliação mais específica para colhermos um histórico mais completo e preciso sobre as dores, uma vez que dores de cabeça podem ser classificadas de diversas formas e cada uma delas receberá um tratamento específico, algumas vezes multidisciplinar. É preciso eliminar outras hipóteses até encontrar um diagnóstico correto para proceder com o tratamento adequado. Abaixo segue o link de identificador profissional na área de DTM para que você encontre um especialista mais próximo da sua localidade: http://sbdof.com/procure-um-especialista/

      Responder

  19. Olá.. Adorei o site, nele encontrei respostas pras minhas dores…
    Eu sinto dore de cabeça constantes, dor de ouvido, dentes e maxilar…
    Preciso de ajuda, pois fui ao buco facial e ele me disse que quase não há profissionais nesta área.
    Fiquei apavorada, não posso conviver sempre com dor..
    Se tiverem como me ajudar, agradeço desde já!

    Isabel.

    Responder

    1. Isabel, respondemos o seu outro comentário sobre onde encontrar um especialista.
      Sabemos das dificuldades, vemos todos os dias pacientes com dor e desesperados sem saber onde encontrar a solução. A especialidade da DTM ainda é muito desconhecida e facilmente confundida com outros diagnósticos. Por isso esse blog existe. Divulgar a existência a Disfunção Temporomandibular é uma forma de ajudar a pessoas que como você sofrem diariamente com dores que não passam.

      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Equipe Clínica

      Responder

  20. sinto estalos no ouvido quando ando e sinto dores de cabeça, minha cabeca parece que esta dolorida por dentro..tenho um dentequeiro SEM ESPACO E ACABEI DE TIRAR O APARELHO.
    GOSTARIA QUE VC ME AJUDASSSE ENCONTRAR UM ESPECIALISTA NO ASSUNTO NA MINHA CIDADE-PRESIDENTE DUTRA-MA
    GOSTARIA DE RECEBER A RESPOSTA NO MEU E-MAIL URGENTE.

    Responder

    1. Alessandra, estes sinais e sintomas são comumente relatados pelos pacientes com DTM. Sabemos que a dor é grande e dos problemas que sofremos como consequência. A SBDOF, Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, hoje não tem na lista de profissionais credenciados (http://sbdof.com/procure-um-especialista), profissionais no Maranhão, entraremos em contato com a Dra. Simone Carrara para solicitar uma indicação. Entretanto, se puder se deslocar de cidade, consulte a lista no link entre parêntesis. Não adie o tratamento. Cuide-se.

      Responder

  21. Mayara Assunção 29 de julho de 2012 em 12:48

    Olá… Sou de Mogi Mirim – SP
    Há 1 ano venho tendo dores fortes de cabeça na parte frontal, atras dos olhos, nos seios da face, em toda frete da cabeça… Tomo remédios como neosaldina, doril, lisador e não adianta que não passa. Geralmente as dores duram uns 2 ou 3 dias e passam, após uns 3 dias ela volta novamente. Qdo ataca a dor já começa logo pela manhã e vai até a noite, posso tomar qualquer tipo de remédio que não passa. Tenho um dente do siso que está nascendo totalmente errado, algumas pessoas me disseram que pode ser isso a causa das dores. Também sinto um incomodo no ouvido direito que é o lado do dente… Será que pode ser isso mesmo?? Qdo deito e relaxo a cabeça parece que fica pior, sinto muita tontura também, é quase insuportável… Obrigada pela atenção

    Responder

    1. Mayara, dores de cabeça podem sim ser em decorrência de Disfunção Temporomandibular. Mas apenas com estes dados é precoce dizer se a dor de cabeça está associada a uma DTM ou não. O ideal era que você procurasse ajuda de um profissional para que um exame clínico pudesse ser realizado e um diagnóstico preciso estabelecido. Abaixo segue o link para a lista de profissionais credenciados por região pela SBDOF, a Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. Espero que isso ajude você a encontrar o que precisa. http://sbdof.com/procure-um-especialista/

      Obrigado pelo comentário.
      Equipe Clínica

      Responder

  22. Boa noite Dra Simone.

    Tenho sentido uma dor pontíaguda na cabeça em horários diferentes. Às vezes fico preocupado e sinto ansiedade. Não sei se é por causa da bebida, mas só me sinto melhor quando bedo. Os dois tem alguma relação? Muito obrigado e um abraço forte.

    Responder

    1. Olá, David.

      De fato, há alguns relatos de primeira sensação de alívio quando a pessoa consome bebida alcoólica, entretanto todos os estudos apontam para um agravamento da dor crônica quando há consumo regular de álcool. Fique atenta e procure um especialista para fazer um diagnóstico preciso e ser orientada quanto a outras alternativas para aliviar a sua dor.

      Responder

  23. Bom dia,Dra Simone

    Fui diagnosticada com ATM procurei vários especialistas tais como (otorrino,buco maxilo facial,dentista,ortodontista )fiz vários exames conforme solicitados pelos Drs.Agora tenho que colocar um aparelho ortodôntico mas estou com dificuldades pois à minha ortodontista se recusa a colocar e quer me encaminhar para uma faculdade pare ser novamente avaliada e provavelmente encaminhada para cirurgia ,o que eu faço já estou cansada de ir de um lugar para outro.

    Grata.
    Kátia

    Responder

    1. Kátia, tanto aparelho ortodôntico quanto cirurgia não são considerados tratamentos de primeira escolha para Disfunção da ATM. Procure um Dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, ele determinará o seu diagnóstico e possíveis tratamentos para o seu caso. No site da Sociedade Brasileira de DTM/DOF – SBDOF -www.sbdof.com existe uma lista de especialistas por cidade.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual a sua dúvida?