Uma doença chamada DTM

Cerca de 40 a 70% da população apresentam ao menos um sinal e 33% ao menos um sintoma de uma disfunção nessa articulação chamada Disfunção Temporomandibular (DTM) sofrendo de dores de cabeça freqüentes, dor no ouvido, ruídos nos movimentos da boca, dor na face, nos dentes, nuca e ombros, zumbido, dificuldade para mastigar, falar, deglutir ou bocejar, irritabilidade, desvio e limitações dos movimentos mandibulares, entre outros sintomas. E as mulheres são as principais vítimas da patologia, segundo um estudo realizado pela Organização de Saúde de Seatle – EUA que mostrou que 85,4% dos 3.428 pacientes que procuraram tratamento de DTM eram mulheres, e que a média de idade delas era de 34,2 anos.

Uma rotina cada vez mais estressante aliada a hábitos pouco saudáveis agrava o número de pessoas com a doença. O grande problema é que muitos pacientes não sabem que esses danos podem ser ocasionados por uma falha odontológica e podem passar anos procurando tratamento em lugares equivocados. Erros de diagnóstico e ingestão de medicação inadequada são comuns nesses casos.

Uma vez identificada, o tratamento da DTM é simples e contínuo. Deve envolver uma mudança comportamental por parte do paciente. Fatores emocionais, hábitos e vícios posturais, dentre outros, influenciam muito o resultado da terapia. É necessário comprometimento tanto da clínica quanto do paciente para que tudo corra da melhor maneira possível e o alívio perdure.

Ligue para a gente e marque uma avaliação, tire suas dúvidas. (61) 3245-1016.

Postado por Equipe Simone Carrara

Mais de 30 anos dedicados ao tratamento de disfunção da ATM - Articulação Temporomandibular - tornaram o Centro de Odontologia Integrada Simone Carrara referência nacional nessa especialidade.

  1. Dra Simone parabéns pelo blog!
    Adorei os assuntos abordados. São simples, curtos e objetivos
    e que nos deixam cada vez mais inteirados de um problema que é tão comum, mas que é desconhecido por muitos. Acredito que esse blog vai gerar um amplo conhecimento e com certeza mais e mais pessoas serão alcançadas e beneficiadas com esse tratamento que tem nos ajudado e muito.

    Agradeço a Senhora e toda sua equipe maravilhosa por sempre nos atender com excelencia!!!

    Parabéns!

    Responder

    1. Obrigada, Polliana.
      Informação é poder; e nós esperamos sempre dar poder aos nossos pacientes.

      Grande abraço.
      Simone

      Responder

  2. Gostaria de saber se é normal a dor de cabeça quando toma a anestesia raqui. só melhora quando deito remédio nem o tramadol passa.
    Aguardo a resposta
    Helba

    Responder

    1. É normal sim, Helba. Depois de algum tempo isso desaparece. Se não desaparecer, é importe que você consulte um cefaliatra. Se não resolver, tente buscar o especialista em DTM.

      Responder

  3. essa doença tem tramento se este ve muito avançada ou nao tem muito perigo. Dr simone

    Responder

    1. Claranice, a DTM deve ser tratada independente do estágio em que se encontra. Quanto mais tarde for diagnosticada mais incômodo e complicações pode trazer ao paciente e não só físicos, mas conseqüências sociais já que dores de cabeça intensas, por exemplo, podem interferir no seu desempenho e na sua vida sexual.

      Responder

  4. Francisleide de Oliveira Lima 3 de janeiro de 2011 em 12:34

    A mais de dois anos que estou sofrendo com essa sensação de catarro preso na garganta, de tanto eu puxar e não sair a minha garganta emflama.gostaria de saber quais os procedimentos que devo tomar para melhorar,ou seja quais os habitos que devo adotar?

    Responder

    1. Sra Francisleide,

      A primeira providência é identificar a causa deste incômodo e depois disso entrar com as providências. Sugiro duas especialidades: Otorrinolaringologia e DTM- Disfunção Temporomandibular. Se me informar a cidade que mora posso te recomendar um especialista em DTM.

      À disposição
      Dra Simone Carrara

      Responder

      1. Francisleide de Oliveira Lima 13 de janeiro de 2011 em 12:15

        Prezada Doutora.
        moro em Brasíli, neste exato momento estou sofrendo com o problema ontem a noite isso me encomodou de mais e o pior e que eu fico afobica me bate um nervoso muito grande. eu queria muito ajuda

        Responder

        1. Francisleide de Oliveira Lima 13 de janeiro de 2011 em 12:16

          a cidade é brasília

          Responder

        2. Francineide

          Você não precisa ter medo. Se seu problema for DTM saiba que existe tratamento, os resultados são surpreendentes. Não é um tratamento doloroso, o único detalhe é que o paciente não deve demorar para procurar recurso. Por gentileza agende um horário para fazermos sua avaliação e assim vc ficará mais tranquila.

          Abç
          Dra Simone Carrara

          Responder

          1. Francisleide de Oliveira Lima 26 de janeiro de 2011 em 19:01

            eu gostaria de marcar uma consulta,voces me surgere um médico??

          2. Nós da Clínica Simone Carrara funcionamos em Brasília, Sra. Francisleide.

            Se for do seu interesse, entre em contato pelo telefone (61) 32451016 ou marque uma consulta online pelo nosso site no link: https://simonecarrara.com.br/agenda. Nesse caso, nós mesmos entramos em contato com você para confirmar os dados enviados. 🙂

  5. adorei saber tandas causa de dor de cabeça eu tenho problema serio de senusite peço ajuda ja tomei muitos remédios mas nãofique boa

    Responder

    1. Prezada Juvita,

      É muito comum que as pessoas que têm dor na face e cabeça atribuam à sinusite, porém é indispensável a avaliação por um especialista em DTM- Disfunção Tempormandibular.Estes sintomas que vc tem podem estar relacionados à DTM. Não adie sua investigação, é importante o diagnóstico correto.

      À disposição
      Dra Simone Carrara

      Responder

  6. […] a adolescência. 7. DTM Outro problema muito importante agravado pelo hábito de roer unhas é a Disfunção Temporomandibular(DTM). A sobrecarga imposta à Articulação Temporomandibular e musculatura da face durante esse hábito […]

    Responder

  7. Realmente é muito importante este tipo de informações!!! Parabéns.

    Responder

    1. Obrigada, Gylmara!
      E queremos contribuir sempre mais.
      Estamos preparando uma surpresa! 😀

      Volte quando quiser para acompanhar o blog.
      Abs.

      Responder

  8. […] Em primeiro lugar, é necessário que o paciente procure um cirurgião dentista especializado em DTM o quanto antes. Caso precise de ajuda para encontrar um profissional na sua cidade, mande-nos um […]

    Responder

  9. sinto fortes dores de cabeça,e uma grande pontada no lado esquerdo bem forte mesmo,ja fiz varios exames e nao deu nada sera que e o siso?tenho medo de ir ao dentista

    Responder

    1. Olá Jubelina,

      Apesar do medo, vc deve ir ao dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. Só ele poderá te ajudar. Vc precisa ficar livre da dor.
      Não se preocupe, o tratamento nesta especialidade costuma ser indolor. Normalmente não é necessário anestesia pq na maioria das vezes não tem que se desgastar os dentes.
      Não demore.
      Att
      Dra Simone Carrara

      Responder

  10. jose neto francisco de sousa 8 de abril de 2011 em 18:52

    minha filha estar com 2 anos q sofre de dores de cabeça conhecida como enxaquequa e ador q ela sente nao é comum eu preciso de ajuda p/ q ela possa estudar e viver já estar com 2 anos q nao estuda
    o nome da minha filha é stefany maciel de sousa
    por favor eu preciso de ajuda
    jose neto francisco de sousa

    Responder

    1. Boa tarde Sr José,
      Vários pacientes que sentem fortes dores de cabeça apresentam uma patologia que ocorre com mais frequencia que a enxaqueca e quando tratada apresenta resultados expressivos que é a DTM- Disfunção Temporomandibular. Só um especialista desta área poderá fazer o diagnóstico e tratamento. Por gentileza, me informe a cidade onde moram para que eu possa sugerir um profissional para atendê-la.
      À disposição
      Dra Simone Carrara

      Responder

  11. francisco de assis 24 de abril de 2011 em 23:09

    Boa noite, há mais ou menos um ano sinto alguns sintomas q um neurologista falou q era enchaqueca, mas os remedio n fizeram efeitos,Os sintomas é q parece q estou um pouco bebado, a vista um pouco embasada, sensação ruim e as vezes um pouquinho de dor de cabeça.Gostaria de marcar um horario se vcs puderem me ajudar.
    Att francisco

    Responder

    1. Oi, Francisco.

      Seja bem vindo ao nosso blog! Ficaremos muito felizes de ajudá-lo.
      Por favor, entre em contato conosco quando desejar pelo telefone (61) 32451016, pelo email [email protected] ou pelo site https://www.simonecarrara.com.br/agenda, onde é possível agendar uma consulta.

      Obrigada pelo interesse e pelo comentário.
      Equipe Clínica.

      Responder

  12. Boa Noite,
    Há um mês foi as minhas dores orofacias, zumbido no ouvido e dor na região lateral do pescoço foram diagnosticadas como DTM. Já estou em uso da placa, mas além desses sintomas tenho lacrimejamento eventual e dores oculares. Isso também faz da disfunção? A dor pode irradiar para ombros e membros. Pode ser somente de um lado?
    att,
    Maria

    Responder

    1. Equipe Clínica 25 de maio de 2011 em 11:15

      Oi Maria,

      Diagnosticar a DTM já é um grande passo. Com relação aos outros sintomas que você citou, sim, eles também aparecem durante o quadro de DTM e também podem ocorrer só de um lado. Tenha um pouco de paciência, se cuide e confie no profissional que a está tratando, com o tempo o resultado virá e você não apresentará mais muitos desses sintomas incômodos.

      Responder

  13. Boa tarde,tenho dores de cabeça muito fortes a mais de 02 anos ja fui ao medico mas não deu nada.só que agora esta mais forte e com pontadas do lado direito quando começa fico agitada eimpaciente. obrigada:vanda

    Responder

    1. Equipe Clínica 6 de junho de 2011 em 11:32

      Bom dia, Vanda.

      É interessante que você procure um especialista em disfunção. Se vc nos informar sua cidade, poderemos orientá-la. Também é interessante que você não fique ansiosa ou agitada quando a dor de cabeça aparecer para que ela não piore. Tente ficar calma e não contrair ou apertar a mandíbula.

      Obrigada pelo seu comentário!
      Equipe Clínica

      Responder

  14. Bom dia Dra. Simone,
    uma alegria encontrar seu blog. Muito bem estruturado.
    Li todos os comentários postados e vi o carinho ao qual vcs respondem. Especial esta humanização da saúde.
    Dra. desde que tive meu primiero filho, hoje com 10 anos, parto cesariana, tenho vivenciado uma experiencia nada agradavel. Dores de cabeça, enxaqueca acompahada de vomito quase que diariamente.
    Utilizo medicamentos a base de cafeina prescrita inclusive por medicos, ja que após exames dos mais variados exames não encontraram nada que justifique. Menos o DTM.
    Meu segundo filho nasceu, também parto cesariana, e continuo com as dores. Este ano passei por uma histerectomia total e fiquei muito esperançosa que junto as outras dores que me afligiam a dor de cabeça concluisse … mas não tive este sucesso. Moro em Rio Branco – Acre, gostaria de ter uma orientação de onde e como posso buscar auxilio. Grata pela atenção.

    Responder

    1. Daniela, seu caso é complicado porque encontrar um especialista em Rio Branco é mais difícil. Não conhecemos ninguém para indicar por aí. Entretanto pelo seu sofrimento talvez justifique fazer uma viagem até Brasília. Podemos acelerar a confecção da placa e isso já vai ajudá-la bastante. 4 ou 5 dias seriam suficientes. Posteriormente, você poderia voltar em 2 meses para uma outra avaliação e para que possamos fazer uma sessão de eletroterapia. Depois você volta só se precisar. É claro que seria imprescindível que você nos ajudasse policiando-se e evitando alguns hábitos que somente pioram o seu quadro de DTM. Tente ler esses dois posts, eles podem ajudá-la.

      Hábitos Parafuncionais na DTM: Aprenda a Evitá-los.
      https://www.simonecarrara.com.br/blog/2011/07/habitos-parafuncionais-na-dtm-aprenda-a-evita-los/

      5 (ou mais) Atitudes Que Fazem a Diferença na DTM
      https://www.simonecarrara.com.br/blog/2011/02/5-ou-mais-atitudes-que-fazem-a-diferenca-na-dtm/

      Cuide-se!
      Equipe Clínica

      Responder

      1. Bom dia Dra. Simone.
        Grata por responder minhas perguntas.
        Estarei organizando uma viagem a Brasilia para o final do ano e entro em contato com antecedencia.
        Grata mais uma vez pelo auxilio.

        Responder

        1. Ficaremos felizes em ajudá-la, Daniela! Esperamos que você retorne a sua cidade sem o peso dessas dores de cabeça na bagagem.

          Responder

  15. BOA NOITE
    TENHO DORES HORRÍVEIS DE CABEÇA,SEMPRE DO LADO DIREITO NUCA QUE SOBE ATÉ O MEIO DA CABEÇA E DESCE NAS COSTAS COMO QUEIMAÇÃO…PARECE QUE TEM UM FERRO QUENTE…TOMO VÁRIOS COMPRIMIDOS ATÉ PASSAR…NÃO AGUENTO MAIS.
    QUE FAZER???

    Responder

    1. Ana, vá a um especialista para que ele avalie o seu caso. Você já fez exames ou consultou algum profissional? A DTM pode sim apresentar esses sintomas e costuma se confirmar quando outros tratamentos não funcionam, por isso sempre sugerimos que o paciente vá logo a um profissional de DTM. Cuidado com comprimidos que não foram prescritos por profissionais de saúde, eles podem ter efeito contrário e agravar a patologia. Se cuide, ok? Se precisar de ajuda para encontrar algum profissional podemos indicar-lhe algum na sua cidade.

      Equipe Clínica.

      Responder

  16. Tâmara Cristina Gomes de Souza 25 de outubro de 2011 em 14:36

    Sinto muita dor de cabeça e forte dor na nuca, queria saber se esses sintomas tem a ver com essa doença?!

    Responder

  17. Dr. Simone, sinto dor de cabeça diariamente juntamente com a mandibula, pode ser essa doença DTM?

    Responder

  18. nazaré barros de sousa 29 de dezembro de 2011 em 22:35

    Prezada D.Simine bom dia!
    Gostária de que -me ajudasse na indicção do especialista,em Araguina Tocantins.
    Pois inspirada por Deus,após orar e suplicar pela a cura um milagre,ouvindo o clamor da minha tia, Beatriz que há anos sofre desse mal, { dor de cabeça } já passou por vários médicos,sem sucesso,os calmante e remédios análgesicos, não fazem mais efeito, sem falar das consequências colaterais!
    lendo no seu blog!Pude ouvir tantos casos sobre a causa dessa dor;e fique com esperança de ter solução desse sofrimento de minha tia,hojé mesmo falei com ele está di cama sofrendo com dor de cabeça.Obrigada.

    Atenciosamente,
    Nazaré barros de sousa

    Responder

    1. nazaré barros de sousa 29 de dezembro de 2011 em 22:56

      D.Simone será que essa dor que minha tia sente é essa doença DTM,após ler sobre DTM liguei novamente e fiz varias perguntas sobre os sitomas e quando começou,ela disse que começou em 1964;em 1962 ela também extraiu todos os dentes,usa dentadura,quando a dor aparece é sempre do lado direito,na nuca,ouvido,cabeça toda.
      att,
      Nazaré barros de sousa

      Responder

    2. Nazaré, infelizmente não conhecemos nenhum profissional em Araguina, Tocantins. Seria possível você vir a Brasília com sua tia ou ir a alguma outra cidade onde poderíamos te indicar um profissional? Ficamos felizes de saber que após as informações que publicamos você pode agora ter esperança de amenizar o sofrimento da sua tia. O apoio e compreensão da família é muito importante nesses momentos.
      Saber que ela se identificou com os sintomas é o primeiro passo. Entretanto, é importante que ela visite um profissional para avaliar o caso dela. Enquanto isso, recomendamos certas mudanças no próprio comportamento dos nossos pacientes que podem ajudar: “5 ou mais atitudes que fazem a diferença na DTM”.

      Equipe Clínica.

      Responder

  19. Janayna Vieira Gomes Couto 14 de fevereiro de 2012 em 23:13

    Boa Noite!!!!!!!!!!! Sou enfermeira e moro na cidade de Rio Verde em Goiás……Gostaria de saber se vcs conhecem algum especialista e DTM aqui na minha cidade pois, gostaria de ter uma avaliação mais complexa sobre a minha patologia tenho Amigdalite e faringite diagnosticado há 3 anos mais ou menos por um otorrino…..E sinto cefaléia constante, dor na mandíbula, nos olhos….Tenho febre as vezes…..Minha garganta fica inflamada tbém….
    Att.

    Janayna Vieira Gomes Couto

    Responder

    1. Janayna, a SBDOF, Sociedade Brasileira de Disfunções Temporomandibulares e Dor orofacial, disponibiliza em seu site uma lista com profissionais credenciados. No Goiás temos registro de um profissional somente em Goiania, Sormani Pimenta Sacchetto (http://reuniao2012.wordpress.com/about/sormani-pimenta-sacchetto/). É possível que você se desloque até aí?

      Responder

  20. BarbaraTalita Santos Barbosa 15 de abril de 2012 em 11:59

    Bom dia!
    Minha mãe tem o maxilar deslocado a muitos anos e de vez em quando ele incomodava um pouquinho. Mas acerca de 25 dias em um acidente de carro ela bateu o rosto na parte superior de traz do banco do motorista onde ficou com face muito dolorida mas melhorou, dias depois voltou porém bem mais forte tem incomodando-lhe todos os dias e, tem apresentado os sintomas a cima referente a DTM. Ela já está passando a ter resistência as medicações que o médico passou para aliviar a dor. Além dessas medicações ele fez um pedido para um Raio-X Panorama Fácial onde deseja descobrir se é uma DTM ou Fratura Mandibular.
    Bom, a minha pergunta é: Existe a possibilidade de ainda ser outro problema? e dentre as opções, qual será o mais provável de acordo com o que informei?
    Desde já agradeço a atenção.

    Responder

    1. Bárbara, uma avaliação clínica junto ao especialista é necessária, portando os exames realizados para que um correto diagnóstico seja obtido. Somente com os dados que você passou é difícil fazer um diagnóstico ainda que aproximado. O fato é que um trauma como um acidente de carro pode sim desencadear e até mesmo acentuar a sintomatologia associada a DTM, sua mãe não é a única a começar a sentir dores dessa maneira. Entretanto, a avaliação do paciente é indispensável. Esperamos que sua mãe encontre o melhor tratamento para ela, viver com dor é extremamente prejudicial em todos os níveis da vida do paciente.

      Responder

  21. Dra. Simone.. Qual o nome do especialista em DTM???
    Preciso desta informação para começar meu tratamento.
    Pois estou perdida sem saber por onde iniciar…
    Eu moro em Porto Alegre/ RS
    At. Isabel

    Responder

    1. Oi Isabel, desculpe-nos a demora em responder. Passamos por mudanças na equipe do blog. Em Porto Alegre, de acordo com a lista de profissionais credenciados pela SBDOF, Sociedade Brasileira de Disfunções Temporomandibulares e Dor Orofacial, há a Dra. Dirlene Motta Medeiros Paniagua (http://reuniao2012.wordpress.com/about/dirlene-motta-medeiros-paniagua/). Esperamos que ela possa ajudá-la.

      Responder

  22. Auricléia Alves de Sousa 3 de junho de 2012 em 01:50

    Sinto dores de cabeça muito intensas acompanhadas de vômitos, não consigo nem ficar em pé, já fazem seis anos, só que agora as dores estão ficando ainda mais intensas, e estou tendo momentos de esquecimentos. Após uma crise muito forte passo três dias aérea com muito sono e fraqueza, gostaria de saber se é preocupante ou apenas um caso de enxaqueca

    Responder

    1. Auricléia, os sintomas relatados se assemelham muito a crises de enxaqueca. No entanto, o mais prudente seria procurar um profissional para a realização de um exame clínico para que um diagnóstico seja estabelecido e o tratamento correto seja administrado. Abaixo segue o link com uma lista de profissionais em DTM credenciados por região pela SBDOF, a Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, talvez eles possam ajudá-la.

      http://sbdof.com/procure-um-especialista/

      Responder

  23. Taciana Cecília Pereira 17 de dezembro de 2012 em 11:37

    Bom dia, meu nome é Taciana e gostaria de alguns esclarecimentos. Meu pai está com dores de cabeça horríveis a quase um mês e agora está afetando a fala e memória dele, ele começa a conversar e derrepente não sabe o que estava falando, fica perdido no assunto. A mais dois meses atras ele teve um desmaio e nos assustou muito, com a queda teve duas fraturas no crânio e com isso fez varios exames e ficou de repouso. Os dois neuros que aompanharam ele diseram que ele não tinha nada e que os derramamentos de sangue que apresentaram na tomografia eram antigos e que apenas teria que tomar medicamentos. A médica que realizou a tomografia, que ofereceu o lado disse que ele teria que fazer uma ressonância e os neuros disseram que não havia necessidade. Com isso ele ficou esse tempo todo sem fazer a ressonância e agora com a queixa desses fortes dores de cabeça e esse quadro em que ele se apresenta ele foi a um outro neuro que pediu a ressonância e estamos aguardando o resultado para amanhã estou muito preocupada e aflita e encontrei vocês nas minhas pesquisas na net egostaria de alguma ajuda ou opinião. Aguardo resposta.
    Ah moro em Cravinhos SP, mas sou mineira de Araguari onde meus pais moram até hoje e tenho um irmão que reside em Brasília.

    Responder

    1. Taciana, sentimos muito pelo quadro do seu pai. Deve estar sendo difícil não só para ele mas todos os vocês que convivem e gostam dele. É impreciso fazer qualquer previsão por relatos de internet e nós sempre recomendamos a busca pelo especialista que irá examinar os pacientes da forma adequada, entretanto, pelo que você relatou, não parece ser DTM o caso dele. Sugerimos que você procure outros neuros para outras opiniões, não desista.

      Equipe Clínica

      Responder

  24. Bom dia .Estou aqui a procura de informaçao para a dor de cabeça .Acordo sempre aos domingos+ tarde um pouco mas tenho q levantar porq a dor na cabeça começa a incomodar.Ate tomar o remedio certo demora, acaba ficando dopada te tanto tomar remeio .gostei muito das perguntas e resposta q li.

    Responder

    1. Gilcineia,

      Obrigada. Ficamos muito felizes de saber que estamos ajudando alguém com o nosso blog.
      Continue nos acompanhando e cuide-se.

      Equipe Clínica.

      Responder

  25. Tenho dores de cabeça todos os dias, na região da mastoide, dores no ombro direito, não consigo virar meu pescoço direito, tenho dores no maxilar e as vezes parece que o maxilar sai do lugar.Acha que posso ter DTM.

    Responder

    1. Joselaine,

      Parte dos sintomas que você descreve são compatíveis com a DTM. É preciso que você visite um especialista para um diagnóstico mais preciso. Você pode encontrar um especialista em DTM/DOF na sua região por meio do indicador profissional da SBDOF (Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial). Basta clicar aqui: http://sbdof.com/procure-um-especialista/

      Cuide-se, a DTM pode causar inúmeros prejuízos ao bem-estar daqueles que sofrem com ela.

      Equipe Clínica.

      Responder

  26. Acho que estou com DTM, conhecem algum especialista em Goiânia?Obrigado e parabéns pelo site.

    Responder

    1. Alexandra,

      Obrigada pelos parabéns. 🙂
      Você pode encontrar um especialista em DTM/DOF na sua região por meio do indicador profissional da SBDOF (Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial). Basta clicar aqui: http://sbdof.com/procure-um-especialista/

      Equipe Clínica.

      Responder

  27. josiane bonini lemos 13 de março de 2013 em 11:36

    Há tres anos venho sofrendo com dores de cabeça,primeiro veio o tinido e com ele a dores principalmente do lado esquerdo as vezes face mandibulas , tem hora q é ensuportavel ,gostaria que me indicaçe um especialista sou dE Itambé parana,perto de Maringa.

    Responder

    1. Josiane,

      A DTM compromete muito a qualidade de vida do paciente por conta desse quadro de dor crônica que você descreve. Mas é possível controlar a DTM e viver sem dor. Você pode encontrar um especialista em DTM/DOF na sua região por meio do indicador profissional da SBDOF (Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial). Basta clicar aqui: http://sbdof.com/procure-um-especialista/

      Esperamos que te ajude.
      Equipe Clínica.

      Responder

  28. Gabriela Bertho Dos Santos 27 de março de 2013 em 10:35

    Sinto todos esses sintomas.Ja fui em varios medicos para saber o que tenho,morro no Rio de Janeiro aonde encontro um especialista?

    Responder

    1. Gabriela,

      Você pode encontrar um especialista em DTM/DOF na sua região por meio do indicador profissional da SBDOF (Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial). Basta clicar aqui: http://sbdof.com/procure-um-especialista/

      Esperamos que te ajude.
      Equipe Clínica.

      Responder

  29. Tenho fortes dor de cabeça todo os dias parece que vou ficar louca e remedio 4 em 4 hs as vezes nem da isso a dor volta quero que me indique um doutor de DTM em Rondonopolis MT.
    Ha e fortes dor no pescoço,e tipo um barulho no ouvido quando mastigo.

    Responder

    1. Márcia,

      Seus sintomas, de fato, são compatíveis com a DTM. É preciso fazer uma avaliação junto a um especialista para um diagnóstico mais acertivo. Você pode encontrar um especialista em DTM/DOF na sua região por meio do indicador profissional da SBDOF (Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial). Basta clicar aqui: http://sbdof.com/procure-um-especialista/

      Equipe Clínica.

      Responder

  30. BOA NOITE!
    PRECISO DE UMA AJUDA, A QUASE 1 ANO, SINTO COMO SE TIVESSE UM CATARRO NA GARGANTA, QUE NÃO SAÍ. MINHA GARGANTA ARDE, SINTO DIFICULDADE PARA ENGOLIR, PARECE QUE MINHA SALIVA ENGROSSA. ESSES SINTOMAS SÃO DIÁRIOS, MAIS TEM UMA PIORA A NOITE.
    OS MEDICOS DIZEM QUE NÃO TEM NADA NA MINHA GARGANTA, QUE É PSICOLÓGICO. MAIS EU SEI QUE NÃO É, POIS ARDE TODA A MINHA BOCA, E A DIFICULDADE E A NECESSIDADE DE ENGOLIR É GRANDE. POR FAVOR, SE CONSEGUIREM ME AJUDAR AGRADEÇO.

    Responder

    1. Jéssica,

      Infelizmente, esses sintomas que você descreveu não são compatíveis com DTM. Procure novo acompanhamento médico e cuide-se.

      Equipe Clínica.

      Responder

  31. francisco da silva 24 de abril de 2013 em 18:50

    olá…
    A anos tenho um problema gravi, muito catarro parado na garganta eu forço e não sai e sinto o rosto esquentar e sinto febre, parece que o nariz está trancado.
    Isso pode ser DTM, ja fui no otorrino em varios médicos, vivo a base de analgésicos.
    Alguem pode me ajudar.

    Abraço.

    Francisco.

    Responder

    1. Francisco, os sinais e sintomas apresentados não são compatíveis com DTM, procure um outro acompanhamento médico.

      Responder

  32. dra. tenho muita dor de cabeça, já fui há vários médicos, um otorrino mandou que eu procurar-se um dentista pois eu posso ter um problema de DTM gostaria de saber o que é DTM ok

    Responder

    1. José,

      DTM é o termo usado para designar um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular(ATM) e estruturas associadas que ficam li na mandíbula. Neste link, a Dra. Simone explica em vídeo um pouco sobre a DTM: https://www.youtube.com/watch?v=VQsYHE6ovb0

      Os sinais e sintomas mais frequentes são: dor de cabeça; dor na face, pescoço ou ombros; dor ou sensibilidade frequente nos dentes e/ou mandíbula; estalos ou dor próximos à região do ouvido; dificuldade para mastigar, falar, bocejar e engolir alimentos; vertigem; zumbidos e limitação dos movimentos da mandíbula.

      Para saber se tem DTM, responda ao seguinte questionário:

      • Sente dificuldade ou cansaço na boca ao se alimentar?
      • Tem sons, como estalido, ao abrir ou fechar a boca?
      • Dificuldade para abrir a boca?
      • Dores de cabeça frequentes?
      • Tem dor no fundo dos olhos, ouvido ou na cervical?
      • Range ou aperta os dentes?
      • Tem dificuldade, ao acordar, para abrir a boca:
      • Já travou a boca?
      • Tem zumbido?
      • Tem desvios mandibulares ao abrir/fechar a boca?

      Se uma das respostas a essas questões for afirmativa, então você pode ter DTM, sendo assim, deve ser avaliado por especialista em DTM e Dor Orofacial.

      Responder

  33. Bom dia,meu nome é Sara,tenho 22 anos,e gostaria de que me ajudasse a entender o que posso ter..Ultimamente sinto muitas dores na cabeça,mas a dor é só do lado direito,aquela dor enjoada,dor no olhos,quando mais nova usei aparelho por 4 anos,e tirei antes da hora,sera que pode ter alguma coisa haver?Minha dentista disse que tenho um afastamento de 3mm..e não sei o que fazer,se puder me ajudar agradeço muito.Obrigada

    Responder

    1. Sara, é importante o acompanhamento com o Cirurgião Dentista especialista em DTM/DOF para correto diagnóstico. Parte das queixas apresentadas são compatíveis com a disfunção da ATM, mas somente uma avaliação clínica minuciosa é capaz de definir. A oclusão (forma como os seus dentes superiores e inferiores contactam entre si.) não é fator causal para o surgimento de uma DTM, assim como aparelho ortodôntico não é tratamento. Logo a ortodontia não tem a ver com suas queixas.

      Responder

  34. Maria Aparecida de Melo Duarte 27 de abril de 2013 em 03:31

    Dra. Simone, há mais de 20 anos sofro fortes dores de cabeça, já fiz tratamento dentário por várias vezes, tomografia, rx do seio da face, não deu nada, por fim o dentista pediu uma panorâmica digital+radiografia modificada para atm, o resultado foi o seguinte:Projeção radioanatômica dos côndilos mandibulares, sugerindo alteração óssea. No aspecto funcional quando em abertura máxima (boca aberta), o cômico direito se deslocou aquém do vértex da eminência articular (hipermobilidade).
    Maxila: Dentes ausentes: 16, 12, 11, 21, 22, 24 e 28.
    Mandíbula: Dentes ausentes: 36 e 46.
    Inclinação mesio-angular do 37 e 47.
    OBS: Minhas dores de cabeça são constantes, dói pescoço, ombros, de vez em quando sinto zumbido nos ouvidos, tontura e também quando converso por mais tempo ou me alimento canso a mandíbula com facilidade.
    O Buco me falou que depois de uma ressonância me diz alguma coisa e que não queria nem pensar em uma possível cirurgia.
    Gostaria de saber qual o procedimento que devo tomar a respeito deste laudo, por favor me dê sua opinião?

    Responder

    1. Maria,

      Procure um Cirurgião Dentista especializado em DTM/DOF, e não o bucomaxilofacial. Ele sim (especialista em DTM) estará apto a diagnosticar e tratar a disfunção da ATM. Fique tranquila pois, na grande maioria dos casos, o paciente não precisa de intervenção cirúrgica.

      Responder

  35. a mais o menos 2 anos que sinto dores muito forte de cabeça e uma dor insuportável já tomeu vários tipos de medicamentos mais ate hoje nenhum resovel continuo sentindo dores fortes

    Responder

    1. Jak,

      O problema da dor de cabeça é que ela pode ser sintoma de várias patologias, para tanto sugerimos o diagnóstico de pelo menos dois profissionais: um dentista especialista em DTM e outro com um médico cefaliatra para determinar a causa das suas dores de cabeça. É preciso descobrir o que está causando as fores desde o princípio para então tratá-la de maneira eficaz.

      Responder

  36. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual a sua dúvida?