O que não dizer a uma pessoa com dor

1. “Isso é coisa da sua cabeça”

A dor é uma experiência real. Desconsiderar a dor de alguém pode fazer com que ela se sinta incompreendida e isolada.

2. “Você está exagerando”

Desqualificar a intensidade da dor de alguém representa falta de sensibilidade e empatia. Essa fala pode ainda minimizar e levar a pessoa a ignorar a gravidade da situação.

3. “Você deveria estar acostumado(a) com isso”

A dor crônica é debilitante e pode ser incapacitante. Ninguém deve ser pressionado a se acostumar com ela. Ao contrário, ela é um sinal do seu corpo de que algo não está bem.

4. “Outras pessoas têm problemas piores”

Comparar a dor de alguém com a de outras pessoas não é útil e pode fazer com que a pessoa se sinta culpada por sentir dor, levando-a a não buscar ajuda.

5. “Você está só buscando atenção”

Acusar alguém de buscar atenção pode ser doloroso e desrespeitoso, especialmente se essa fala vem de alguém com o qual a pessoa em sofrimento se importa.

6. “Você não parece doente”

Muitas vezes, a dor não é visível externamente, e não é justo julgar o sofrimento de alguém com base na aparência.

7. “Eu sei exatamente como você se sente”

Cada pessoa experimenta a dor de forma única. Não é possível presumir que você sabe exatamente como alguém se sente. Isso pode soar de forma negativa a depender do que é falado a partir daí.

8. “É só ignorar a dor”

Ignorar a dor não é uma solução eficaz para a maioria das pessoas e só estimula que a pessoa não busque ajuda, quando deveria.

 


Sabemos que algumas vezes essas falas tem a intenção de ajudar, mas nem sempre é o que acontece. 😔

A dor crônica é uma experiência que pode ser incapacitante, pode nos levar ao isolamento e gerar uma série de cenários negativos a partir daí.

A dor é um sinal do nosso corpo de que algo não está bem e que precisamos buscar ajuda. Valide a dor do outro e incentive que ele investigue o que está acontecendo com um profissional da área de saúde.

Ignorar esse aviso só piora o quadro e a nossa saúde, além de aumentar a sensibilidade à dor e consequentemente a necessidade de consumo de medicamentos para controle dessa dor.

Lembremos ainda que, quanto mais antiga é a dor, mais difícil é para ela ser tratada. Não adie, busque ajuda. 👈

Vamos cuidar de nós e de quem a gente ama, combinado? 😉

Postado por Equipe Simone Carrara

Mais de 30 anos dedicados ao tratamento de disfunção da ATM - Articulação Temporomandibular - tornaram o Centro de Odontologia Integrada Simone Carrara referência nacional nessa especialidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual a sua dúvida?