Odontologia e Saúde Mental: 8 momentos em que a odontologia impactou a sua saúde mental ou vice-versa

A saúde mental passa por diversas áreas da vida e da saúde, e isso inclui a odontologia. Nossa responsabilidade é grande e trabalhamos para conscientizar sobre esse impacto já que muitas vezes a saúde bucal é deixada de lado, ou colocada em segundo plano em relação à saúde geral.

Cuidar da sua saúde, cuidar da sua saúde mental, é também cuidar da sua saúde bucal. 🦷

1. Problemas de autoestima, bullying ou discriminação devido a problemas dentários

A estética do sorriso não deve ser negligenciada. Tudo começa por aí. Problemas como halitose, dentes tortos, manchas ou perda de dentes podem afetar a autoestima e a maneira como as pessoas nos veem, levando a questões de saúde mental, como depressão ou ansiedade e outros problemas devido ao bullying e discriminação.

2. Problemas de saúde mental afetando a higiene bucal

Pessoas com depressão, por exemplo, podem negligenciar a higiene bucal, o que pode levar a problemas dentários, criando um ciclo negativo.

3. Dismorfia Dentária

Distúrbio psiquiátrico caracterizado por uma obsessão com os dentes e sorriso, em uma busca descontrolada pela perfeição; o que leva pessoas a buscarem procedimentos invasivos e dolorosos (e muitas vezes desnecessários), realizar procedimentos caseiros sem orientação em prol do que consideram esse “sorriso perfeito”.

4. Medo ou ansiedade antes de uma consulta odontológica

Aquele velho medo do dentista causa ansiedade e estresse, além de nos levar a adiar ao máxima uma consulta que muitas vezes é necessária.

Por isso, aqui na clínica investimos em muita tecnologia para dar aos nossos tratamentos o maior conforto aos nossos pacientes. Como gostamos de afirmar, pelo menos por aqui, ninguém mais precisa ter medo do dentista – adultos ou crianças.

5. Sobrecarga na região mandibular devido ao estresse e ansiedade, que geram dores crônicas e problemas bucais

A sobrecarga mandibular, que caracteriza principalmente a DTM (ou Disfunção da ATM), pode levar a dores de cabeça, dor no pescoço, zumbido, estalos mandibulares, entre outros problemas que impactam muita a saúde mental e a qualidade de vida.

6. Limitações e travamentos de mandíbula limitam as funções da boca

A boca é feita para falar, gritar, sorrir, beijar, chupar, assoprar, mastigar, engolir e muitas outras funções. Travamentos e limitações de abertura, além da dor e do incômodo, podem ter muito impacto nessas atividades e na nossa disposição para interagir com outras pessoas.

7. Problemas de ronco e apneia

A odontologia é a indicada para tratar casos específicos de ronco e apneia. Negligenciar esse tratamento pode trazer muito prejuízo à nossa saúde mental e geral.

8. Má digestão e nutrição devido a problemas nos dentes

Ignorar a dor não é uma solução eficaz para a maioria das pessoas e só estimula que a pessoa não busque ajuda, quando deveria.

Postado por Equipe Simone Carrara

Mais de 30 anos dedicados ao tratamento de disfunção da ATM - Articulação Temporomandibular - tornaram o Centro de Odontologia Integrada Simone Carrara referência nacional nessa especialidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual a sua dúvida?