5 (ou Mais) Atitudes Que Fazem a Diferença na DTM

Chegam até nós muitas reclamações a respeito dos incômodos que a Disfunção Temporomandibular pode causar. Muitos desses questionamentos vem de pacientes de outros estados ou que não sabem muito bem como proceder com relação ao próprio problema. Em primeiro lugar, é necessário que o paciente procure um cirurgião dentista especializado em DTM o quanto antes. Caso precise de ajuda para encontrar um profissional na sua cidade, mande-nos um email que podemos ajudá-lo.

Enquanto isso, existem algumas orientações que podem evitar o agravamento do problema.

  • Não aperte os dentes. Procure mantê-los na posição de repouso ideal: dentes desencostados e língua apoiada no céu da boca, só os lábios em contato.
  • Não durma de bruços com a mão apoiada, nem apóie o queixo com a mão.
  • Não masque chiclete, não morda a tampa da caneta e muito menos roa unhas, que por si só já traz uma série de outras complicações como já publicamos aqui.
  • Tente não abrir a boca exageradamente, não teste a oclusão nem provoque estalos na articulação.
  • Não tome analgésicos exageradamente ou use calor na face sem a recomendação do especialista.

E você, tem alguma outra dica para compartilhar aqui com a gente?

Postado por Equipe Simone Carrara

Mais de 30 anos dedicados ao tratamento de disfunção da ATM - Articulação Temporomandibular - tornaram o Centro de Odontologia Integrada Simone Carrara referência nacional nessa especialidade.

  1. Obrigada pelas infomações!!!

    tenho um grande problema
    eu durmo de bruços e tenho a mania de manter os dentes apertados….
    ´
    mas vou tentar melhorar

    vcs sempre são ótimos

    um grande abraço

    Responder

    1. Que bom, Polliana!
      Auto policiamento é sempre recomendado nesses casos!
      Estamos felizes de ter ajudado 🙂

      Abs
      Equipe Simone Carrara

      Responder

  2. Das dicas acima do que não fazer, só não sigo a dormir de bruços com a mão apoiada, mas constantemente meu marido perceeb que estou rangendo os dentes e as vezes até estalando ou trincando os dentes.
    Há algum outro porcedimento que devo fazer? Percebo que faço isso nos dias em que estou mais cansada e/ou estressada…

    obrigada pelas dicas e parabéns pelo projeto.

    Responder

    1. Olá, Saula.

      Que bom que você consegue seguir grande parte das nossas sugestões, é sinal que você está se cuidando! Uma sugestão que pode ajudá-la a não dormir de bruços apoiando a mão é colocar um pregador de cabelo no seu pijama na altura do umbigo, assim, se você quiser se virar, provavelmente o pregador vai incomodar e você mudará de posição.

      Quanto aos estalos e rangidos dos dentes, esse é um movimento involuntário. É necessário nesses casos que você utilize uma placa de acrílico que minimiza os danos causados por esse comportamento. Essa placa é confeccionada pelo profissional especialista em disfunção temporomandibular e dor orofacial.

      Além disso, é natural que você aperte a mandíbula com maior frequência nos dias de maior estresse e cansaço físico, tente se policiar ainda mais nesses dias. Atividades físicas e de relaxamento ajudam a desestressar e melhoram muito o quadro do paciente de disfunção.

      Esperamos ter ajudado!
      Volte sempre que precisar 🙂
      Equipe Clínica Simone Carrara

      Responder

  3. Muito bom o site da equipe, infelizmente venho sofrendo muito com problemas na atm, são dores que andam pelo meu maxilar, dormencia na face, sensação de surdez, estou em proceso de exames.
    Agradeço o interesse de pessoas sérias em divulgar sobre isso, pois a spessoas não divugam e a demora no diagnóstico pode levar a pessoa a depressão e a ansiedade severa.
    Desejo sucesso a toda equipe.

    Responder

    1. Obrigada, Daniela! Entendemos a necessidade de falar sobre essa especialidade que muitas vezes passa desapercebida tanto pelos pacientes quanto pelos médicos, até por ser facilmente confundida com outras patologias. Queremos fazer ainda mais para ajudar aqueles que sofrem com a DTM. Aguarde! 🙂

      Responder

  4. […] mastigação incorreta; falta de exercícios físicos, além de outros hábitos já mencionados aqui, são detalhes que fazem toda a diferença para a nossa qualidade de vida. O tratamento da DTM […]

    Responder

  5. Oi estou com dores no peito, nas costas, tenho muitas dores de cabeça, sinto falta de ar, sinto como se tivesse algo na garganta, ja fui no cardio pois axei q era coracao mas a tc nao acusou nada, qdo abro a boca forma um buraco perto da orelha, esses sintomas caracterizam a ATM? e quem procuro, um dentista ou um buco-maxilo? obrigado

    Responder

    1. Carina,

      Os sintomas são diferentes para cada paciente. Só pelas dores de cabeça já te sugeriríamos buscar um especialista em DTM. O buco-maxilo é um dentista, mas não trata a Disfunção da ATM. Você deve procurar um dentista especializado em DTM para que possa ser avaliada adequadamente, evitando perdas de tempo, dinheiro e frustrações por não descobrir o que há de errado com o seu corpo.

      Obrigada a você pelo seu comentário. Cuide-se.

      Att.
      Equipe Clínica

      Responder

  6. Tenho dores de cabeça quase todos os dias. Uma dor e um zumbido no ouvido, q tenho medo de enlouquecer. Ha tres anos q trato com especialistas ,ja fiz varios exames e nao noto nenhuma melhora! Estou usando a noite ,o aparelho de acrilico recomendado pelo medico,feito por especialista.O triste e’ q a dor de cabeça persiste, tomo analgesico todos os dias! Temo ter um tumor na cabeça, mas diante de um exame ,o medico disse q nao tenho…ja nao sei se posso confiar,em quem recorrer, ou se o jeito e’ me conformar….Obrigada por me darem este espaço!

    Responder

    1. Auxiliadora,
      Ninguém pode fazer por nós o que nem nós fazemos. Sabemos que às vezes as esperanças se vão e pensamos que o nosso problema não tem solução, mas não desista de si mesma. Talvez possamos ajuda-la. Existe a possibilidade de que o seu problema seja disfunção uma vez que a dor de cabeça está relacionada a 90% dos casos de DTM. A partir disso, lhe aconselhamos a visitar um especialista para que ele possa determinar se realmente é o caso e comece a trata-la. Se precisar de ajuda para encontrar alguém que possa ajuda-la, teremos prazer em lhe dar uma indicação. Não perca a esperança.

      Equipe Clínica.

      Responder

  7. Escrevi bastante, expus meu problema….mas ele sumiu….

    Responder

  8. Preciso sim de orientaçao p encontrar um especialista.Se a Clinica puder me ajudar, fico grata.
    Auxiliadora

    Responder

    1. Precisamos apenas que você nos informe a sua cidade, Auxiliadora. 🙂

      Responder

  9. Fiz um TC (sem contraste) na sexta-feira(09/03/2012) do cranio e do ouvido esquerdo. Desde novembro de 2011 tenho ido a médicos e prontos socorros com uma forte dor de cabeça, ouvido e que afeta ombros, nuca, com uma dormência na face. No primeiro momento o clinico achou que era o ouvido e tomei amoxicilina, nimesulida, otocinalar para pingar e analgésicos. Nada resolvido. Procurei o Otorrino que me disse que não havia nada no meu ouvido (e no momento da consulta a dor tava insuportável, meu ouvido pegava fogo de tanta dor). Saí do consultório com vontade de chorar, que angustia. Agora em fevereiro voltei ao PS pois não suportava a dor e a medica me pediu o TC. Estou aguardando o resultado, mas ao pesquisar hoje na internet tive a surpresa de saber da existência dessa disfunção que é exatamente tudo o que eu sinto. Obrigada por essa luz… Acho que descobri a causa de tanta dor. Vou pegar os exames, mas acho que meu problema é essa disfunção pois meus dentes tb são muito tortos e pra fora, tenho uma péssima mastigação. Obrigada, doutora.

    Responder

  10. eu cinto tanta da dor que o meu queixo e meu ouvido doe e eu foi au um medico ele desse que era dtm que eu procuraci um especialista em dtm e eu foi ele passou um remedio para mim toma eu tomei so um ate agora.

    Responder

    1. Cleane, procurar um especialista em Disfunção Temporomandibular é necessário para um correto diagnóstico e tratamento. Parabéns pela atitude de procurá-lo. Dores de ouvido e dores na mandíbula são sintomas comuns relatados pela maioria dos pacientes da DTM. Siga as orientações passadas pelo seu especialista e relate a ele a evolução do seu caso, ele é a melhor pessoa para tirar as suas dúvidas e encaminhar o seu tratamento.

      Equipe Clínica.

      Responder

  11. Tenho todos os sintomas da dtm mas tbm sinto tipo um sufocamento na garganta isso eh normal? Me respondam ppr favor!!

    Responder

    1. Ana Paula,

      É possível que tenha relação com sua DTM, mas primeiramente, é importante que você faça uma consulta de avaliação para confirmar seu diagnóstico e definir-se o tratamento adequado.

      Equipe Clínica.

      Responder

  12. tenho sintido muita dor de cabeça,dor no queixo,na face,um bolo na garganta tapando,e sinto tbm com se todo o pescoço tivesse inflamado é muito ruim tenho sofrido muito com tudo isso.será q pode ser dtm

    Responder

    1. Rose,

      De fato, parte dos sintomas citados pela senhora corresponde àqueles que os pacientes com DTM costumam apresentar. Procure um dentista especialista em DTM/DOF para que ele possa te dar certeza e, se for o caso, te indicar um possível tratamento. Não desista de encontrar a solução para o seu caso. Quanto sentimos dor é um sinal que algo não vai bem com o nosso organismo.

      Responder

  13. Também queria um espec. Em Dtm na cidade de Belém do Pará! Estou com a mandíbula meio travada desde um procedimento dentario que realizeii.. Ela só melhora com as compressas com agua morna na face.

    Responder

    1. Andrea,

      No site da Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial (SBDOF) existe uma lista com os profissionais especializados em DTM.
      Basta acessar o link: http://sbdof.com/procure-um-especialista
      Esperamos que te ajude.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qual a sua dúvida?